Automobilismo inclusivo

Alex Zanardi e o carro adaptado
Alex Zanardi e o carro adaptado

O automobilismo, nos últimos anos, tem tentado ser um esporte inclusivo para pessoas com deficiência física.

Pelo segundo ano consecutivo, Michael Johnson, piloto cadeirante após ter sofrido uma fratura na coluna em um acidente de moto, vai disputar a Pro Mazda.

Irmão mais novo de Lewis Hamilton, Nicolas competiu na da Clio Cup Inglesa em 2011 e 2012. No ano seguinte, o britânico, que tem paralisia cerebral, participou de algumas etapas do ETCC, o campeonato europeu de carros de turismo.

O caso mais emblemático, porém, é de Alessandro Zanardi. O italiano, que perdeu as duas pernas em um grave acidente da Champ Car, voltou ao esporte a motor no WTCC, de 2005 a 2009, guiando um carro adaptado, em que tanto a aceleração quanto a frenagem eram feitas pelas mãos.

O mesmo tipo de mecanismo foi usado no ano passado, quando Zanardi retornou ao automobilismo para competir na Blancpain Sprint Series pela BMW.

O problema é que o italiano era o único competidor do grid que não corria em dupla. Como ele tinha um carro adaptado e levava mais tempo que os outros concorrentes para a troca de pilotos, acabava não tendo um parceiro.

No entanto, essa limitação está prestes a acabar. A BMW anunciou nesta terça-feira, dia 17, que Zanardi vai disputar as 24 Horas de Spa-Francorchamps deste ano, etapa válida pela Blancpain Endurance Series.

Com dois companheiros que ainda serão anunciados, o trio também vai tomar parte dos 1000 km de Paul Ricard como preparação para a tradicional prova belga. Se tudo der certo, enfim Zanardi enfim estará de fato incluído no automobilismo novamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s