O primeiro vencedor da GP3 está de volta à categoria

Já faz algum tempo que Pal Varhaug venceu pela primeira e única vez na GP3
Já faz tempo que Pal Varhaug venceu pela primeira e única vez na GP3

Primeiro vencedor da história da GP3, Pal Varhaug anunciou nesta sexta-feira, dia 13, que retornará à categoria em 2015.

O problema é que entre o triunfo do norueguês, em 2010, e a primeira corrida de Barcelona – marcada para o mês de maio – terão se passado seis anos.

O nórdico, assim, vem sendo criticado pelo tempo em excesso que terá gasto na categoria, algo similar com o que a GP2 enfrentou nos últimos anos. O principal certame de acesso da F1 tem sido dominado por pilotos veteranos, muitos sem perspectivas de chegar ao campeonato principal.

O caso de Varhaug, no entanto, é diferente. Ele não ficou as cinco temporadas passadas na GP3. Pelo contrário. Após o ano de estreia, ele se mandou para a GP2, mas não conseguiu somar pontos em 2011 ao ser companheiro de equipe de Romain Grosjean, na Dams.

Depois, rodou pela Auto GP e ensaiou um retorno à principal categoria de acesso da F1 até perceber que havia cometido um erro e queimado passos importantes da carreira.

Para corrigir essa falha no desenvolvimento como piloto, Varhaug decidiu voltar para onde não deveria ter saído tão rápido: a GP3. No ano passado, o norueguês de 24 anos disputou a categoria pela equipe Jenzer, mas somando apenas 12 pontos. O melhor resultado foi um quinto lugar na corrida principal de Spa-Francorchamps.

Por mais absurdo que pareça o retorno de Varhaug à GP3, ele está fazendo o que se espera de qualquer jovem piloto. Se uma lição na carreira não foi bem assimilada, melhor não tentar dar um passo maior que a perna e só deixar o campeonato quando estiver realmente pronto.

É claro que as chances de ele chegar à F1 dependem exclusivamente do dinheiro que tiver. No entanto, uma boa formação pode significar uma carreira bem sucedida nos principais campeonatos de GT e endurance do mundo.

Os outros dois pilotos da Jenzer para a GP3 2015 serão Matheò Tuscher e Ralph Boschung.

Anúncios

Um comentário sobre “O primeiro vencedor da GP3 está de volta à categoria

  1. Romain Grosjean após se queimar na Renault em 2009, voltou à GP2 para depois ganhar nova chance na F1 e até chegar ao podium em algumas oportunidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s