F-Renault Eurocup sentiu o golpe de F4

O grid da F-Renault está mais enxuto em 2015
O grid da F-Renault Eurocup está mais enxuto em 2015

A organização da F-Renault Eurocup divulgou nesta segunda-feira, dia 9, os inscritos para o primeiro teste coletivo da temporada, marcado para esta terça e quarta-feira, em Le Mans.

O grid é bom e conta com diversos garotos promissores. Ben Barnicoat foi campeão da F-Renault Norte-Europeia no ano passado, Lasse Sorensen venceu a F4 Francesa, Anton de Pasquale triunfou na F-Renault 1.6 e Jayde Kruger conquistou a F-Ford.

A eles se somam os bons Jake Hughes, Jack Aitken, Dennis Olsen, Anthoine Hubert e Matevos Isaakyan. Isso sem falar no brasileiro Thiago Vivacqua e no kartista Nikita Mazepin, que está fazendo a transição para os monopostos.

Mas o grid está menor com relação a 2014. Tanto no número de competidores – 25 na França contra 28 em média na última temporada –, quanto em qualidade.

A verdade é que a F-Renault sentiu o golpe da criação da F4. E também da regra da FIA de dar mais pontos ao campeão da F4 (dez) no ranking da superlicença que ao vencedor do certame da montadora francesa (apenas cinco).

Como consequência, nomes como Guanyu Zhou, Mauricio Baiz, Colton Herta, Lando Norris, Enaam Ahmed, Josh Smith, Giuliano Raucci, Mick Schumacher, Robert Schwartzman e Niko Kari escolheram dar o primeiro passo fora do kartismo na F4, ao invés de um mercado tradicional como é a F-Renault.

Se a falta de novatos de qualidade está sendo um problema na F-Renault Eurocup, o outro extremo também não vem bem. Os bons pilotos da versão Alps do certame, como Charles Leclerc e George Russell, decidiram avançar na carreira e vão disputar a F3 Europeia.

Para quem contou com os grids mais competitivos das categorias de base no último ano, a Renault precisa o quanto antes conseguir reverter a decisão da FIA quanto à superlicença. Do contrário, o esvaziamento do certame pode ser ainda maior nos próximos anos.

Confira os inscritos para os treinos:

inscritos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s