Austin Dillon segurou Ryan Blaney para vencer em Las Vegas
Austin Dillon segurou Ryan Blaney para vencer em Las Vegas

Austin Dillon se aproveitou de uma situação rara para conquistar a terceira vitória da carreira na Xfinity Series, neste sábado, dia 7, em Las Vegas.

É que pela primeira vez desde o fim da temporada 2002, quando a categoria ainda se chamava Busch Series, o grid não contou com Kevin Harvick, Kyle Busch, Matt Kenseth, Brad Keselowski ou Joey Logano.

O domínio desses cinco pilotos de 2003 para cá é notável. Juntos, venceram 177 provas. Foram 70 triunfos de Busch, 37 de Harvick, 32 de Keselowski, 21 de Logano e 17 de Kenseth.

Só que o quinteto não correu neste sábado. Dos cinco, o único inscrito era Kyle Busch, mas o piloto da Joe Gibbs ainda se recupera da lesão sofrida em Daytona e foi substituído por Denny Hamlin. Kenseth mais uma vez viu Erik Jones subir no carro número 20, enquanto Dale Earnhardt Jr correu com o equipamento da própria equipe – usado por Harvick na vitória em Atlanta – por causa do acordo de patrocínio que tem com a Tax Slayer.

Já Keselowski e Logano entregaram o carro 22 da Penske para Ryan Blaney, que passará a ter cada vez mais espaço na equipe na Xfinity, até mesmo para acelerar o processo de adaptação à Sprint Cup.

E quase que Blaney ficou com a vitória. O piloto se envolveu em um acidente com Jones quando faltavam menos de 20 voltas e pôde parar nos boxes para consertar o equipamento e colocar pneus novos.

Assim, com a borracha pouco gasta, ele pôde escalar o pelotão até desafiar Dillon nos dois últimos giros. O piloto da RCR, porém, conseguiu fechar a porta e se defendeu dos ataques para receber a bandeira quadriculada na frente.

Curiosamente, na última corrida sem Harvick, Busch, Kenseth, Keselowski e Logano o resultado também foi definido nos giros finais. Na edição de 2002 da prova de Homestead-Miami, Jason Keller apostou numa tática de economia de combustível, mas teve uma pane seca depois de ter recebido a bandeira branca, entregando o triunfo para Scott Wimmer.