Chilton na frente

Max Chilton está sobrando nos treinos da Indy Lights
Max Chilton está sobrando nos treinos da Indy Lights

Max Chilton vive uma situação curiosa em 2015. Sem saber se vai correr nesta temporada, o inglês já tem uma vaga garantida no grid da Indy no ano que vem, quando espera estrear junto com a Carlin na categoria norte-americana.

Até lá, o ex-piloto da Marussia fechou uma parceria com a escuderia inglesa para conduzir o programa de testes na Indy Lights, como forma de se adaptar mais rápido ao automobilismo norte-americano.

O problema é que os resultados estão melhores que o esperado. Na última semana, o britânico esteve no circuito de New Orleans para dois dias de treinos coletivos. Mais acostumado ao equipamento da Lights, Chilton não deu chances aos adversários.

Na última das três sessões de pista, o piloto cravou 1min24s120, sendo quase 0s5 mais veloz que o jovem Kyle Kaiser, o segundo colocado. O detalhe é que o britânico deu a melhor volta com pneus velhos e sem fazer uso do push-to-pass, ao contrário dos demais competidores.

É verdade que treinos de pré-temporada não contam a realidade do campeonato, mas o bom desempenho até aqui pode fazer com que Chilton considere disputar as corridas do certame de acesso em 2015.

A Carlin já anunciou que vai inscrever dois carros, sendo que apenas Ed Jones – o quarto mais veloz em New Orleans – está confirmado.

Confira abaixo a soma dos tempos do treino:

tempos lights nola

Grid vazio

Apesar da chegada da Carlin e do retorno da Juncos, a Indy Lights ainda conta com poucos pilotos confirmados para 2015. Até agora, apenas 11 pilotos foram anunciados. O número de participantes é maior que o das últimas temporadas, mas ainda é pequeno.

O lado bom é que os dois últimos campeões da categoria, Gabby Chaves e Sage Karam, estão confirmados na rodada de abertura da Indy em São Petersburgo.

Vitória de Franzoni

Franzoni venceu uma das provas da USF2000
Franzoni venceu uma das provas da USF2000

Não foi só a Indy Lights que esteve na pista de New Orleans. A USF2000 realizou no traçado de 4,4 km a primeira etapa do Winterfest 2015, o torneio de inverno da categoria.

Victor Franzoni, da Afterburn, foi o único brasileiro na competição, e a disputa não começou bem para ele. Por causa de um problema elétrico na classificação, o garoto foi obrigado a largar do 14ª lugar na primeira bateria, entre os 18 competidores.

Apesar da má posição no grid, logo na primeira volta, ele já estava em sétimo. Depois, chegou a andar no quarto lugar antes de ser ultrapassado pelos australianos Jordan Lloyd e Anthony Martin, fechando em sexto. A vitória ficou com Jake Eidson.

Na segunda prova, Franzoni partiu da sexta posição e, novamente tendo tracionado bem, ocupava o terceiro posto ao fim da primeira volta. O brasileiro em seguida superou Eidson e Nico Jamin para assumir a liderança e receber a bandeira quadriculada com uma vantagem de 2s8 para o francês.

O piloto da Afterburn voltou a cruzar a linha de chegada na frente na terceira bateria, mas acabou desclassificado, pois o equipamento não foi aprovado na inspeção técnica. Com isso, Edison, que havia terminado logo atrás, acumulou o segundo triunfo no Winterfest. Você pode clicar aqui para ver os resultados completos.

Pro Mazda

Com os treinos na Europa ainda prejudicados por causa da neve, Jack Aitken viajou aos Estados Unidos para disputar o Winterfest da Pro Mazda pela equipe Pelfrey. O inglês já garantido na F-Renault Eurocup pela Koiranen não fez feio e venceu duas das três baterias. O outro triunfo ficou com Weiron Tan, da Andretti. Os resultados estão aqui.

A última etapa do Winterfest, tanto da USF2000 quanto da Pro Mazda, será disputada nesta quarta e quinta-feira, dias 25 e 26, em Barber, no Alabama. A Indy Lights mais uma vez estará apenas testando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s