Red Bull Junior Team 2015

Callum Illot é um dos novos contratado da Red Bull
Callum Illot é um dos novos contratado da Red Bull

A Red Bull anunciou nesta semana Pierre Gasly, Dean Stoneman e Callum Illot como integrantes do programa de desenvolvimento de pilotos, o Junior Team, em 2015.

Dos quatro integrantes do ano passado, o único a continuar no Junior Team é Gasly. O francês mais uma vez vai competir na GP2, mas dessa vez com a Dams. Ele é um dos favoritos ao título, embora precise superar Stoffel Vandoorne, Raffaele Marciello e o companheiro de equipe Alex Lynn se quiser ficar com a taça.

Apesar de Gasly ser o primeiro rubro-taurino na GP2 desde Sébastien Buemi, a equipe austríaca também continua focada na World Series by Renault. Tendo vencido o título do ano passado com Sainz, agora é a vez do novo recruta Stoneman ter uma chance no certame, também pela Dams.

Este, aliás, será o retorno de Stoneman à World Series. Em 2011, ele fechou contrato com a ISR para ser companheiro de Daniel Ricciardo, mas acabou diagnosticado com câncer e precisou deixar as pistas para se tratar. Agora curado, o britânico impressionou ao ser vice-campeão da GP3 na temporada passada e recebeu a grande chance da carreira na Red Bull.

Dean Stoneman finalmente teve o talento reconhecido
Dean Stoneman finalmente teve o talento reconhecido

O problema para Stoneman é que não existe qualquer possibilidade de uma promoção à F1.

Com Red Bull e Toro Rosso com novatos neste ano, a única chance de ele receber uma chance é se acontecer algo extraordinário, como Daniil Kvyat brigar com Christian Horner e deixar a equipe, Daniel Ricciardo ser contratado pela Mercedes ou Max Verstappen vencer uma corrida pela Toro Rosso e ser alçado à RBR.

Foi essa falta de perspectiva dentro do programa que fez Lynn deixar o Red Bull Junior Team e acertar com a Williams. Agora é a vez de Stoneman encarar esse mesmo problema.

Quem não está muito preocupado com as vagas na F1 por agora é Callum Illot. Atual campeão europeu de kart na divisão KF, o britânico de 16 anos se juntou à Red Bull e logo de cara vai competir na F3 Europeia, em um começo de carreira bastante similar ao de Max Verstappen.

Mas aqui é preciso deixar claro que Illot é Illot e Verstappen é Verstappen. O britânico teve uma carreira vitoriosa no kart, mas não foi um fenômeno como o holandês. Além disso, Max só conseguiu chegar à F1 neste ano porque a Red Bull enfrentava a concorrência da Mercedes para contratá-lo, e a vaga na Toro Rosso foi a cartada do consultor rubro-taurino, Helmut Marko para convencê-lo a assinar com os taurinos.

Sem a mesma pressa, Illot ainda terá tempo para se desenvolver nos monopostos antes de sonhar com campeonatos maiores. Assim, ao contrário do colega Stoneman, é possível que a Toro Rosso tenha uma vaga aberta quando ele estiver pronto.

O quarto integrante do Red Bull Junior Team em 2014 foi Carlos Sainz Jr, que também se graduou para a F1.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s