Vitor Baptista na Euroformula Open 2015

Vitor Baptista é um dos reforços do grid da Euroformula Open 2015
Vitor Baptista é um dos reforços do grid da Euroformula Open 2015 – foto de duda bairros/vicar

Atual campeão da F3 Brasil Light, Vitor Baptista fechou contrato com a equipe RP para disputar a temporada 2015 da Euroformula Open. Este será o primeiro ano dele competindo no automobilismo europeu.

Mesmo com pouca experiência nos autódromos da Europa – Baptista participou apenas de testes até agora –, ele entra no certame como um dos favoritos ao título. É que a RP conquistou os últimos três campeonatos com Niccolò Schirò, Ed Jones e Sandy Stuvik.

O brasileiro também chega credenciado pelo bom desempenho na F3 Brasil. Competindo com o antigo Dallara F301, o garoto venceu as dez primeiras provas de 2014 na divisão Light de forma consecutiva e fechou a temporada com 13 triunfos. Três deles vieram na classificação geral, tendo superado também os F308.

O ponto contra é que não dá para saber o tamanho da façanha do ano passado. É verdade que o piloto foi campeão, mas também contava com o equipamento da Cesário, praticamente imbatível na última temporada.

Por outro lado, Baptista não fez feio quando esteve com outras equipes. Tanto que ele chamou a atenção nos treinos que fez na Europa, em pistas da Itália da Espanha, sendo sempre constantemente mais rápido que os companheiros.

Só que, se quiser ser campeão novamente, a tarefa não será fácil. Além de precisar se adaptar rapidamente ao automobilismo europeu, o garoto terá que superar adversários muito mais experientes, como os companheiros Damiano Fiovaranti e Andrés Saravia, que já estão na Euroformula Open há algum tempo. O mesmo vale para Yarin Stern, da West-Tec.

A vantagem de Vitor é que ele do lado do tempo. Por ser bastante jovem, com 16 anos de idade, mesmo um desempenho razoável em 2015 não será um prejuízo tão grande. Ainda haverá tempo para se recuperar, se necessário.

Ainda assim, dentre os pilotos brasileiros já anunciados para este ano, não é absurdo dizer que o novo contratado da RP é quem aparece com maiores chances de título nas categorias de base da Europa.

O outro piloto do país já confirmado para a Euroformula Open 2015 é Henrique Baptista (sem parentesco com Vitor), pela Campos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s