Maximilan Götz no DTM

Maximilian Götz deixou os carros GT e agora defenderá a Mercedes no DTM
Maximilian Götz deixou os carros GT e agora defenderá a Mercedes no DTM

A Mercedes anunciou nesta segunda-feira, dia 26, a contratação de Maximilian Götz para a temporada 2015 do DTM.

Nos últimos anos, Götz se destacou ao lado do xará Maximilian Buhk em competições de carros GT e se tornou um dos principais pilotos da modalidade. Ele foi o campeão do Blancpain Sprint Series no ano passado e venceu diversas provas importantes, sempre pela montadora de Stuttgart.

O acerto com o germânico também significou uma quebra de paradigma, uma vez que a escuderia alemã sempre preferiu selecionar jovens pilotos vindos da F3 ou alguns ex-F1 na hora de montar o plantel para o DTM.

O problema é que essa estratégia não vinha dando certo, visto que o último título da Mercedes no principal campeonato alemão de turismo foi em 2010, com Paul Di Resta.

Desde então, ela trouxe os jovens promissores Christian Vietoris, Robert Wickens, Roberto Merhi e Daniel Juncadella, para tentar desenvolvê-los dentro de casa, mas apenas o primeiro conseguiu se tornar um piloto de ponta no certame. Merhi, por sua vez, até já foi sacado.

Em contraste, a BMW precisou de apenas três anos para levar Marco Wittmann da F3 ao título do DTM. Em que pese o principal programa da Mercedes no esporte a motor ser a F1, enquanto o da rival é o próprio turismo alemão.

A aposta nos ex-F1 também não está dando certo. Vitaly Petrov foi o único piloto no ano passado que não conseguiu somar pontos e terminou o campeonato em último. Di Resta, por sua vez, retornou ao certame e teve um desempenho de altos e baixos, pontuando apenas em três oportunidades, chegando em quarto em Oschersleben, Nurburgring e Hockenheimring.

Para mudar isso, a Mercedes resolveu escolher um piloto que não está dando os primeiros passos no automobilismo – muito menos no turismo – nem está no fim de carreira, saindo da F1 depois de conquistar tudo o que foi possível. Pelo contrário, aos 28 anos, Götz está no auge, tendo mostrado nos carros GT do que é capaz, mas ao mesmo tempo faminto para repetir o sucesso no DTM.

E essa não deve ser a única novidade da montadora em 2015. A Mercedes já havia anunciado uma parceria com a poderosa equipe ART Grand Prix e deve ter mais novatos chegando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s