A nova chance de Tom Dillmann

Tom Dillmann vai correr pela Carlin na World Series by Renault
Tom Dillmann vai correr pela Carlin na World Series by Renault

Não é todo piloto que recebe uma terceira chance na carreira. Mas é isso o que vai acontecer com Tom Dillmann em 2015.

Aos 25 anos de idade, o francês vai retornar aos monopostos pela Carlin para a disputa da World Series by Renault com o suporte da Jagonya Ayam, empresa da Indonésia que já vinha apoiando as carreiras de Sean Gelael e Antonio Giovinazzi.

Essa não será a primeira vez que Dillmann terá um grande investidor disposto a colocar dinheiro para que ele corra. Entre 2007 e 2008, ele fez parte do programa de pilotos da Red Bull, na F3 Euro Series. Só que o desempenho não foi bom – apenas quatro pódios em duas temporadas –, e o gaulês acabou cortado por Helmut Marko.

Depois de vagar por diversos campeonatos, Tom só foi se encontrar em 2010, ao ser campeão da F3 Alemã. Se o título serviu para abrir portas no automobilismo europeu, fazendo com que ele se tornasse um piloto requisitado pelas principais equipes das categorias de base, o mesmo não pode ser dito sobre dinheiro.

Sem um grande patrocinador, só voltou a disputar uma temporada completa três anos depois, na GP2, pela Russian Time. Credenciado por ter vencido uma corrida no ano anterior em uma das poucas aparições que teve pela pequena Rapax, Dillmann caiu nas graças do ricaço russo Igor Mazepa, que estava disposto a levá-lo à F1.

No primeiro ano na GP2, o francês foi companheiro de equipe de Sam Bird, que lutou pelo título. A ideia era aprender com o britânico para depois brigar pela taça em 2014. Só que a morte repentina de Mazepa no começo do ano passado e o rompimento da relação entre a Russian Time e a Motopark – esquadra alemã que preparava os carros – significaram o fim do sonho para Dillmann.

Dillmann era a principal aposta da Russian Time até a morte do fundador do time
Dillmann era a principal aposta da Russian Time até a morte do fundador do time

Desde então, o francês voltou à GP2 para substituir André Negrão e Alexander Rossi em algumas provas do ano passado, mas acabou optando por deixar os monopostos e se concentrar em uma vaga na equipe da Porsche em carros GT. Para isso, ele competiu na Porsche Cup francesa, mas acabou perdendo a bolsa para correr na Supercup em 2015 para o italiano Matteo Cairoli.

E foi aí que apareceu a Jagonya Ayam. No ano passado, a empresa dos Gelael correu com sucesso na F3 Europeia, conquistando o vice-campeonato com Tom Blomqvist – outro pego pelos indonésios após ser dispensado pela Red Bull –, que também servia como coach para Sean e Giovinazzi. Só que o britânico está próximo de assinar com a BMW para correr no DTM em 2015, abrindo a vaga para piloto experiente.

Assim, Dillmann acabou sendo escolhido para a função e correrá ao lado do filho do dono na World Series by Renault, enquanto Giovinazzi segue por mais um ano na F3 Euro.

Para alguém que já tem alguns anos de GP2 nas costas, competir na World Series em 2015 não deixa de ser um passo atrás. Mas neste momento, o melhor para Dillmann é tentar seguir os passos do xará Blomqvist e aproveitar a oportunidade para chamar a atenção das principais equipes do automobilismo mundial, seja em campeonatos de monopostos, protótipos ou GT.

Afinal, para quem estava começando a ficar esquecido na Porsche Cup Francesa, poder disputar uma temporada da WSbR com tudo pago é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada. Até porque a Carlin tem um histórico de se dar bem com veteranos da Red Bull, ao ser campeã da categoria com Mikhail Aleshin e Robert Wickens, respectivamente, em 2010 e 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s