O fim da F-Renault Inglesa

A F-Renault não teve um bom grid em 2014
A F-Renault não teve um bom grid em 2014

O British Automobile Racing Club (Barc) anunciou nesta segunda-feira, dia 19, que a F-Renault Inglesa, campeonato vencido por Pietro Fittipaldi no ano passado, não será disputada em 2015.

Na verdade, a ideia da entidade era expandir o certame. Para isso, no começo do 2014, o Barc havia divulgado o interesse de levar a nova geração dos carros da F-Renault – que são usados em categorias como a Eurocup e a Alps, por exemplo – para o Reino Unido a partir desta temporada. Assim a F-Renault seria disputada tanto pelo carro mais novo, quanto pela versão antiga, com a qual Fittipaldi foi campeão.

Só o que o plano não deu certo, provavelmente pela falta de pilotos e equipes interessadas, e a ideia acabou abortada. Da mesma forma, o campeonato da F-Renault Inglesa também não será continuado.

Também não dá para dizer que o cancelamento do torneio seja uma surpresa. A categoria viveu o auge em 2012, com mais de 20 participantes em média por prova. No ano passado, esse número caiu para cerca de dez, ainda que o nível dos competidores tenha sido bom.

Nesses tempo, com a chegada da F4 MSA em 2015 e a concorrência também com a F4 Inglesa, tinha ficado claro que a F-Renault estava perdendo espaço no Reino Unido. Ainda mais se levar em conta que os jovens pilotos britânicos estavam preferindo dar os primeiros passos nos monopostos em campeonatos europeus e não em torneios dentro da ilha da Grã-Bretanha.

Justamente por não ser uma notícia de supetão, boa parte dos times da F-Renault já arrumou nova casa. Fortec, Scorpio e a pequena SWB estarão na F4 MSA, enquanto a MGR disputou algumas etapas da F-Renault Alps no fim do ano passado, com o neto de Emerson, e também está presente na F4 Inglesa. Apenas o time de Cliff Dempsey, dos que participaram da última temporada de forma completa, ainda não anunciou o que vai fazer neste ano.

O plano era povoar o campeonato com os novos carros da F-Renault (como estes), mas não deu certo
O plano era povoar o campeonato com os novos carros da F-Renault (como estes), mas não deu certo

Para o lugar dos campeonatos extintos, o Barc disse que planeja lançar duas novas categorias força-livre. A primeira será para os novos carros da F-Renault, os antigos da F3 Inglesa a de F-BMW, enquanto o segundo teria os a geração anterior da F-Renault, os bólidos da F-Ford e da F5, torneio amador do Reino Unido.

A ideia é que comecem nos dias 9 e 10 de maio, em Snetterton, junto com as demais categorias promovidas pela entidade.

No fim do ano passado, escrevi aqui no World of Motorsport um post lembrando o que aconteceu com os últimos campeões da F-Renault Inglesa. Muitos até tiveram uma carreira longa no automobilismo, embora a falta de dinheiro tenha sido um problema constante para eles. Você pode clicar aqui para relembrar.

Para encerrar, por mais que a F-Renault Inglesa tenha ganhado destaque nos últimos anos por causa dos bons grids e do título de Fittipaldi, na maior parte do tempo ela foi um campeonato pequeno. Não se pode confundir com a F-Renult UK, extinta em 2011 e que teve Lewis Hamilton, Kimi Raikkonen e Antonio Pizzonia entre os campeões. Esse, sim, sempre foi o principal campeonato da montadora francesa no Reino Unido e que acabou praticamente pelos mesmos motivos enfrentados agora pela categoria do Barc.

É claro que é ruim quando um certame fecha as portas, mas vai ser interessante acompanhar como as equipes vindas da F-Renault Inglesa vão se sair na F4 MSA, correndo contra times da também agora extinta F-Ford, além de potências como Carlin e Arden.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s