O brasileiro mais vitorioso

João Paulo de Oliveira foi o único brasileiro a vencer em todos os últimos cinco anos
João Paulo de Oliveira foi o único brasileiro a vencer em todos os últimos cinco anos

Qual piloto brasileiro teve mais sucesso no automobilismo internacional nos últimos cinco anos?

Com tantos bons nomes correndo no exterior, fica até difícil escolher um só. Nesse período, Felipe Nasr, por exemplo, conseguiu construir uma carreira de sucesso nas categorias de base até chegar à F1. Já Tony Kanaan enfim foi capaz de deixar todos os azares para trás e vencer as 500 Milhas de Indianápolis.

Títulos também foram vários. Ainda que em um número menor que há alguns anos, os brasileiros levantaram taças importantes nos Estados Unidos, Europa e até mesmo no Japão.

Mas o melhor jeito de contabilizar o sucesso é a partir de um critério objetivo. Por isso, o World of Motorsport fez um levantamento de todas as vitórias obtidas pelos pilotos brasileiros de 2010 a 2014 em categorias internacionais para ver quem conseguiu os melhores resultados.

E o maior ganhador não foi um piloto consagrado. Pelo contrário, ainda dando os primeiros passos da carreira nos monopostos, Pietro Fittipaldi triunfou 16 vezes no período. O neto de Emerson contou com as dez conquistas na F-Renault Inglesa, em 2014, mas também acumulou primeiros lugares na F4 Inglesa e até mesmo nas categorias iniciais da Nascar, enquanto competiu por lá.

A segunda colocação ficou com João Paulo de Oliveira. O piloto do SuperGT e da Super Formula, no Japão, foi o único brasileiro que triunfou em todos os cinco anos contabilizados. Foram sete conquistas nos monopostos e mais cinco no campeonato de turismo, com direito ao título da então F-Nippon, em 2010.

Nasr foi o outro piloto do país a vencer 12 vezes. O brasiliense acumulou quatro primeiros lugares na última temporada da GP2 e já tinha oito dos dois anos que passou na F3 Inglesa. Na verdade, o novo titular da Sauber poderia ter subido ainda mais posições neste ranking se não fossem os dois anos de jejum na GP2. Ele sofreu com as regras de pneus e, mesmo tendo um desempenho constante e lutando pelos títulos, não conseguia chegar na frente.

Na sequência, ainda teve Bruno Bonifacio, vitorioso na Toyota Racing Series, F-Abarth, F-Renault Alps e F-Renault Eurocup. Cesar Ramos e Fabio Gamberini foram os outros a alcançarem dois dígitos de conquistas. O gaúcho teve três vitórias na campanha do título da F3 Italiana de 2010 e nas duas últimas temporadas ele se tornou um competente piloto de GT, acumulando mais sete primeiros lugares. Já Gamberini teve todos os dez triunfos no título da divisão Copa da F3 Espanhola, em 2011.

Por fim, vale uns avisos. Diversos pilotos do ranking também venceram corridas em categorias nacionais, mas que não entraram para a contagem. Eu também posso ter esquecido algum resultado, já que é impossível acompanhar todo mundo. Então, se isso tiver acontecido, basta avisar nos comentários que eu atualizo aqui.

Veja os brasileiros com mais vitórias internacionais desde 2010:

vitorias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s