O automobilismo em janeiro

É aquela época do ano de novo de os carros voltarem às pistas
É aquela época do ano de novo de os carros voltarem às pistas

O mês de janeiro não é exatamente generoso com o automobilismo. Enquanto no resto do ano é até difícil escolher qual corrida acompanhar, agora é preciso sair caçando por aí qualquer atividade no esporte a motor.

O lado bom é que essa situação melhorou de uns tempos para cá. Agora, mesmo no primeiro mês do ano, não é mais tão complicado encontrar alguma competição automobilística. Por exemplo, neste sábado, dia 10, a ação será dividida entre a etapa da F-E em Buenos Aires – com a estreia de Marco Andretti e a boa fase de Lucas Di Grassi e Nelsinho Piquet – e as 24 Horas de Abu Dhabi.

A corrida de longa duração terá alguns dos principais pilotos de GT do mundo, além de um Nissan tripulado com os mais novos vencedores do GT Academy, aquele programa que revela pilotos pelo videogame. Outra dupla curiosa na disputa será Eric Lux e Gerard López, donos da Gravity, empresa proprietária da Lotus na F1.

A partir do dia 14 de janeiro é a vez da cada vez mais popular Toyota Racing Series ir à pista. Conhecido como o primeiro campeonato do ano, o torneio da Nova Zelândia mais uma vez vai reunir uma nova geração de pilotos de olho em acumular quilometragem extra – afinal são cinco etapas em cinco fins de semana – antes do início da temporada europeia.

O principal nome da lista de inscritos é Lance Stroll, da Academia da Ferrari. O Brasil, porém, dessa vez não terá representantes na Oceania.

A Toyota Racing Series estreia um novo carro em 2015
A Toyota Racing Series estreia um novo carro em 2015

A ação aumenta no último fim de semana do mês, nos dias 24 e 25. Enquanto a TRS ainda rola solta na Nova Zelândia, outra categoria de base chega à Índia para a decisão do campeonato. É a MRF Challenge, que realizou etapas no fim do ano passado, no Qatar e no Bahrein. O destaque do certame é o duelo entre os filhos de Niki Lauda e James Hunt, com o austríaco levando a melhor até aqui. O brasileiro Vinicius Papareli participou das primeiras corridas.

Mas o principal evento do mês é mesmo as 24 Horas de Daytona, que também acontecem nos dias 24 e 25. O grid deste ano conta com os brasileiros Oswaldo Negri, Tony Kanaan, Bruno Junqueira, Rubens Barrichello, Augusto Farfus, Chico Longo e Daniel Serra, além de Christian Fittipaldi, que tenta defender a vitória do ano passado novamente ao lado de João Barbosa e Sébastian Bourdais.

Os carros da United Sportscar, aliás, vão à pista já a partir desta sexta-feira, para três dias de treinos coletivos antes da corrida, é o chamado Roar Before the 24.

Mudando um pouco a modalidade, para quem gosta de rali, a primeira etapa do WRC – o Rali de Mônaco – começa dia 22 e vai até o dia 25. Já o Dakar está acontecendo nestas primeiras semanas do ano.

Por fim, 2015 acabou sendo um ano de desfalque para algumas categorias. Não haverá treinos da Nascar em Daytona, na tradicional Preseason Thunder. O Desafio das Estrelas, de Felipe Massa, deixou de ser disputado e o F3 Brazil Open só volta em 2016 devido às obras em Interlagos.

Mas aí já estará na hora de acompanhar os lançamentos dos carros da F1 e ver quem vai começar na frente a nova temporada. A Force India foi a primeira a anunciar a data: o novo bólido do time de Vijay Mallya será apresentado dia 21 de janeiro, na Cidade do México.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s