
No fim do ano passado, mostrei aqui no World of Motorsport que é praticamente impossível um jovem piloto conquistar um título nas categorias menores se não tiver o apoio de um time da F1.
E quem vai tentar manter essa escrita é Jehan Daruvala. O garoto de apenas 16 anos é apoiado pela Force India e anunciou na última semana que vai fazer a transição dos karts para os monopostos em 2015, disputando a F-Renault Norte-Europeia (NEC) pela Fortec.
A relação de Daruvala com a esquadra de Vijay Malya começou no programa ‘1 em 1 bilhão’, cujo objetivo era revelar um piloto indiano, que seria lapidado até chegar à F1. O garoto foi o terceiro colocado na competição – atrás de Arjun Maini e Tarun Reddy –, mas, por ser mais jovem e considerado mais promissor, acabou sendo o escolhido para ter o apoio da esquadra.
Desde então, ele se destacou em competições de kart tanto na Inglaterra, quanto no resto da Europa e agora chegou a hora de pular para os carros maiores.
Pela Fortec, o piloto assume a posição de um dos favoritos ao título da F-Renault NEC, uma vez que a equipe é a atual tricampeã do certame. Antes dele, Jake Dennis, Matt Parry e Ben Barnicoat – sendo os dois últimos da Caterham e McLaren, respectivamente – levaram a escuderia de Richard Dutton ao primeiro lugar.
No entanto, Daruvala terá um caminho mais complicado que o dos antecessores, pois chega mais cru à categoria. Dennis e Parry já tinham alguns anos de experiência nos monopostos antes de disputarem o certame, enquanto Barnicoat havia feito a estreia nos carros pela F-Renault Inglesa, no fim de 2013.
Para compensar o tempo perdido, o garoto da Force India afirmou que deve participar de três etapas da F-Renault Eurocup e mais duas da Alps, quando não houver conflito de agenda, acumulando mais quilometragem.
O ponto negativo para Daruvala é que a Fortec teve um 2014 de altos e baixos nas diversas F-Renault. Enquanto Barnicoat, Seb Morris, Charles Leclerc e Jack Aitken conseguiram lutar por pódios e vitórias, os demais pilotos tiveram resultados bem abaixo do esperado, mostrando que a esquadra teve problemas em competir em três frentes.
Outro piloto que também assinou com a Fortec para este ano é Ferdinand Habsburg, herdeiro do trono austríaco. O nobre, porém, não disse em qual F-Renault irá competir. No ano passado, ele disputou a versão 1.6 do certame e, agora em janeiro, estará na Toyota Racing Series.