Old but gold

Leandro Guedes venceu entre os Novice da F-Ford Classic
Leandro Guedes venceu entre os Novice da F-Ford Classic

Bruno Baptista, Pietro e Christian Fittipaldi foram os brasileiros que conquistaram títulos internacionais no automobilismo em 2014. Menos conhecido que eles, outro piloto do país também teve motivos para celebrar.

Aos 18 anos de idade, Leandro Guedes foi o vencedor da classe Novice da F-Ford Classic, campeonato disputado na Inglaterra, que reúne carros construídos até 1981 para a F-Ford. Desde o ano passado, o ex-piloto Alex Dias Ribeiro – que durante muito tempo guiou o carro-médico na F1 – inscreve a própria equipe, a Jesus Saves, por lá.

A bordo de um poderoso Van Diemen RF80, Guedes conquistou três segundos lugares na classificação geral – dois em Castle Combe e um em Brands Hatch – para ficar com o título entre os estreantes e com a quarta posição na tabela final, com 54 pontos. O campeão foi Mike Gardner, em um Crossle 30F, com 138 pontos.

O brasileiro chegou à F-Ford Classic em 2014 depois de ter sido o ganhador da F-1.6 Gaúcha Light. E não deixa de ser importante ver que mesmo os jovens que começam em campeonatos menos conhecidos do automobilismo brasileiro, longe das F3 e F4, também estão dando conta de dar prosseguimento à carreira.

Assim, o carioca – patrocinado pelo Mackenzie – aproveitou o título no Brasil para se mudar para a Europa e ganhar quilometragem nas tradicionais pistas do Reino Unido. Para fazer a transição da melhor maneira possível, ele contou com uma equipe sabidamente vencedora, uma vez que a Jesus Saves já havia sido a campeã do certame em 2013, com Adriano Medeiros, que há alguns anos ganhou uma corrida da Nascar Europeia.

O Van Diemen clássico
O Van Diemen clássico

Particularmente, acho sensacional que esses carros antigos do esporte a motor ainda sejam usados em competições de alto nível. Enquanto as tentativas de criarem campeonatos para os bólidos ex-F1 ainda não têm dado certo, a F-Ford se aproveitou de toda a cultura que existe em torno dela no Reino Unido para construir uma categoria competitiva.

Mais legal ainda é ver que o automobilismo brasileiro, tão presente na história do esporte a motor no Reino Unido, também está presente, disputando pódios e vitórias.

Você pode clicar aqui para ver a classificação final da F-Ford Classic em 2014.

Anúncios

Um comentário sobre “Old but gold

  1. Olá galera do World of Motorsport, essa mensagem é para agradecer pela matéria que vocês fizeram, no dia 30/12/2014, sobre a minha temporada na Fórmula Ford Clássica Inglesa.
    Fiquei super contente por vocês terem lembrado de mim. Muito obrigado mesmo !
    Abração em todos e feliz 2015 !
    Leandro Guedes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s