As vitórias do Brasil em 2014

Subir no alto do pódio foi uma rotina para Pietro Fittipaldi em 2014
Subir no alto do pódio foi uma rotina para Pietro Fittipaldi em 2014

Todos os anos eu coloco aqui no World of Motorsport um levantamento das vitórias dos brasileiros no automobilismo nos últimos 12 meses. Não deixa de ser uma retrospectiva de tudo o que aconteceu, embora não traga todos os detalhes dos campeonatos, mas sempre tem algumas histórias curiosas.

Em 2014 não foi diferente. Neste ano, quem se destacou foram os sobrenomes famosos. Com dez vitórias – sendo oito consecutivas – na campanha do título da F-Renault Inglesa, Pietro Fittipaldi foi o piloto do país que mais vezes subiu ao degrau mais alto do pódio.

Curiosamente, talvez o mais interessante da campanha de Pietro tenha sido quando ele não chegou na frente. Ter sido campeão do certame britânico poderia dar a impressão errada do desenvolvimento dele, uma vez que os concorrentes não eram tão fortes. Mas o bom desempenho na F-Renault Alps e também na Eurocup mostrou que o neto de Emerson está no caminho certo.

Se todo mundo conhece os Fittipaldi, outra família que busca espaço no esporte são os Ramos. Contando com apoio de fábrica da Audi, Cesar Ramos ganhou seis provas em 2014 nas categorias da Blancpain, de carros GT. O problema para o gaúcho é que a maioria delas veio nas corridas de classificação, quando a pontuação é menor, e ter ficado de fora das 24 Horas de Spa-Francorchamps o deixou longe dos títulos.

Em terceiro, Felipe Nasr enfim voltou à lista de vencedores. Com quatro triunfos, o brasiliense encerrou o jejum de vitórias na GP2 e lutou pelo campeonato contra o antigo companheiro de equipe Jolyon Palmer. João Paulo de Oliveira, vice-campeão da Super Formula, e Bruno Baptista, ganhador da F4 Sudam, também obtiveram quatro primeiros lugares em 2014.

Ainda vale ressaltar o desempenho de Marcelo Hahn e Marçal Melo. Eles não entraram na lista, pois triunfaram em subdivisões das categorias em que competiram, portanto competiam com o mesmo carro de quem chegou na frente, mas também tiveram destaque. Hahn venceu quatro vezes na GTA da Pirelli World Challenge, enquanto Melo foi o campeão do Gentleman Trophy da Nascar Europeia.

Internacional (clique na tabela para ampliar):

vitoria internacional

Vitor Baptista venceu 13 vezes no Brasil
Vitor Baptista venceu 13 vezes no Brasil – foto de duda bairros/vicar

Se o sobrenome Fittipaldi dominou no automobilismo internacional, aqui no Brasil quem se destacou foi a família Piquet. Afinal, com 11 triunfos na reformulada F3 Brasil, Pedro Piquet foi o segundo piloto que mais venceu no ano.

O problema para ele foi o próprio companheiro de Cesário Vitor Baptista. Competindo na divisão Light, o garoto de 16 anos não teve adversários. Foram 13 vitórias, sendo três delas na classificação geral, mesmo competindo com um defasado F301. Como Piquet não foi capaz de segurar o parceiro nessas provas, Baptista é quem mais venceu aqui no país em 2014.

A terceira posição no ranking ficou com Guilherme Salas. O piloto foi campeão do Brasileiro de Turismo, com seis conquistas, e ainda triunfou uma vez, em parceria com Olin Galli, na única participação que teve na Sprint Race, categoria que já havia sido o ganhador no ano passado.

O curioso da relação nacional é que o campeão da Stock Car, Rubens Barrichello, não entrou no top-10. Como ele só chegou na frente em duas corridas na campanha, o número foi insuficiente para aparecer aqui.

Para encerrar, dois avisos importantes. A lista deste ano pode estar incompleta. É muito difícil encontrar os dados completos da Fara, campeonato Pro-Am dos Estados Unidos. Eu me baseei pelas informações da equipe oficial da Ginetta, que conta com quase duas dezenas de brasileiros. Pode ser que esteja faltando algo. Se alguém puder apontar os resultados completos, eu corrijo aqui.

O segundo aviso é que é impossível acompanhar todos os pilotos brasileiros no mundo. Evidentemente, pode faltar alguém. Caso eu tenha esquecido você ou seu piloto favorito, juro que não foi nada pessoal. Só me avise nos comentários que eu acrescento.

Nacional (top-12):

vitorias brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s