O melhor prêmio do mundo

A F4 Norte-Europeia correrá na Estônia, Rússia e Finlândia
A F4 Norte-Europeia correrá na Estônia, Rússia e Finlândia

Não é comum as categorias de base europeias darem bolsa aos pilotos campeões. A mais conhecida é a da Renault, que permite ao vencedor da F-Renault Eurocup competir na World Series no ano seguinte.

Nos Estados Unidos, por outro lado, essa prática é bastante difundida. É possível um piloto sair do kart e chegar à Indy só dependendo das bolsas que obter. Não é uma tarefa fácil, obviamente, uma vez que o garoto ou garota literalmente vai precisar ganhar todas as categorias em que competir, mas pode acontecer.

E quem está disposta a tirar o atraso europeu nesse quesito é a nova F4 Norte-Europeia, um dos campeonatos que estreiam no ano que vem.

Sendo organizada em parceria com o banco russo SMP, essa F4 já sabe que dinheiro é o que não vai faltar em 2015. E isso se reflete na premiação dada ao vencedor, ou melhor, aos vencedores. É que os três primeiros colocados na tabela do ano que vem ganharão incentivos para continuar no automobilismo.

O campeão vai receber uma bolsa de 350 mil euros para disputar a F3 Europeia em 2016. Esse valor corresponde de 60% a 95% do orçamento necessário, dependendo da equipe e do número de testes que o piloto queira fazer.

Quem terminar em segundo não precisa ficar triste. Além de ganhar um trofeuzinho menor na cerimônia da premiação, ele ainda vai levar 150 mil euros para andar pela poderosa equipe Koiranen em alguma F-Renault que escolher em 2016. Se o piloto optar pela Eurocup, então por volta de 60% do orçamento da temporada já estará pago.

Quanto ao terceiro colocado, ele ganhará a inscrição para participar da F4 Italiana, precisando, assim, apenas se acertar – incluindo financeiramente – com alguma equipe.

Os prêmios aos vencedores
Os prêmios aos vencedores

Claro que, no fim, esse prêmio não chega perto do que a Renault oferece aos pupilos, mas para um certame novo, com etapas apenas na Rússia, Finlândia e Estônia, é uma ótima opção para os garotos e garotas desses países que quiserem seguir carreira no esporte a motor.

Todos os carros da F4 Norte-Europeia serão preparados pela Koiranen, e o campeonato começa no dia 16 de maio em Ahvenisto, na Finlândia. A decisão será em Sochi, em 19 de setembro.

P.S.: Durante a semana, um garoto russo chamado Troitsky testou pela categoria. Aposto que será companheiro de Leinin e Stailin no ano que vem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s