Treinos da World Series by Renault 2014 em Barcelona

Tio Ellinas foi o mais rápido em Barcelona
Tio Ellinas foi o mais rápido em Barcelona

Dia 16 de dezembro de 2014 está na cabeça da maior parte dos jovens pilotos da Europa. É o início da proibição de treinos privados imposta pela Renault para as suas categorias. Depois disso, garotos e garotas só voltam à pista no ano que vem, ou em sessões de testes coletivos, ou em campeonatos periféricos. Por isso, até lá, o pessoal aproveita para testar em tudo quanto é lugar.

Na quinta e sexta-feira da última semana, a World Series by Renault esteve em Barcelona para dois dias de treinos privados. E quem levou a melhor foi Tio Ellinas. Depois de ter participado de apenas algumas provas da GP2 em 2014, o cipriota espera retomar a carreira por cima no ano que vem e tem andado com a equipe Strakka durante a pré-temporada europeia.

O piloto do Chipre cravou 1min29s461 na última das quatro sessões na Espanha para ficar com o melhor tempo no geral. Na verdade, as condições da pista catalã estiveram bastante complicadas, uma vez que choveu bastante na quinta-feira, o que diminuiu o emborrachamento e a aderência do asfalto.

Por isso, ao invés de focar apenas na simulação de corrida, Ellinas acelerou forte na tarde da sexta para alcançar o topo da tabela. O cipriota superou Beitske Visse, que vem sendo um dos destaques da pré-temporada, por apenas 0s093. A holandesa, que também já andou na F3 e na GP2 nos últimos dias, foi a mais veloz na pista molhada.

A terceira posição foi de Sergey Sirotkin. Especulado na Sauber desde 2013, o russo parece que vai começar uma terceira temporada na World Series by Renault, tendo sido companheiro de Ellinas na Strakka nesta última semana.

Outro que também está praticamente garantido no certame no ano que vem é Nicholas Latifi. Desde o fim da temporada da F3 Euro, o canadense deixou claro que estava trabalhando na transição para a World Series, tendo até obtido um pódio na rodada final, quando começou a conhecer a categoria. Essa experiência deu certo e lhe deu o quarto lugar agora na Espanha.

Meindert van Buuren, andando com um dos carros da Lotus Charouz, foi o quinto, com o veterano Jazeman Jaafar vindo logo em seguida, em sexto.

Pietro Fittipaldi estreou na Dams
Pietro Fittipaldi estreou na Dams

Dos três brasileiros que participaram das atividades, Pietro Fantin foi o mais rápido, ficando com o sétimo tempo na classificação geral. Ele chegou a ser o sexto na manhã do último dia de atividades, mas quando as condições da pista ainda não eram as ideais. Bruno Bonifacio, no outro carro da Draco, teve um desempenho parecido. O paulista foi o 17º na soma dos tempos, mas ocupou a oitava colocação na terceira sessão.

Por fim, quem estreou na World Series by Renault foi Pietro Fittipaldi. Já tentando andado com carros da F3 e da F-Renault Eurocup nas últimas semanas, o neto de Emerson subiu na máquina da Dams apenas na sexta. No fim, o garoto terminou com a 15ª colocação na classificação geral, 0s7 atrás de Nyck de Vries, já confirmado na escuderia francesa em 2015.

Para completar o top-10, Gustavo Malja foi o oitavo, mantendo o bom desempenho com o carro da Renault. Outro já garantido no ano que vem, Oliver Rowland terminou em nono, embora tenha sido um dos mais velozes na quinta-feira. Luca Ghiotto, que arrebentou nos testes coletivos da GP3, foi o décimo, enquanto estuda em qual categoria seguir em 2015. O último destaque foi a presença de Aurélien Panis, filho do ex-piloto de F1 Olivier Panis.

Apenas 18 carros estiveram em Barcelona, com Zoel Amberg e Fittipaldi dividindo a segunda vaga da Dams. Esse número deve crescer nas próximas atividades, uma vez que a Carlin já confirmou que retorna ao certame.

Confira os tempos:

tempos ws barcelona

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s