Agenda da velocidade (35)

Rubens Barrichello e Átila Abreu lutam pelo título da Stock Car - foto de fernanda freixosa/vicar
Rubens Barrichello e Átila Abreu lutam pelo título da Stock Car – foto de fernanda freixosa/vicar

Enfim chegamos à última Agenda da velocidade de 2014. Já estou começando a ficar com saudades e você? Mas não se preocupe. Ainda que não teremos mais uma agenda formal com os horários e resultados, a cobertura continua aqui no World of Motorsport, com textos separados para as categorias que ainda não acabaram ou para eventos sozinhos, como a Corrida dos Campeões.

Indo ao que interessa, curiosamente o último fim de semana de novembro só tem corridas aqui no Brasil. E o grande destaque é o retorno de Emerson Fittipaldi ao automobilismo, para participar das 6 Horas de São Paulo, do WEC. A ideia do veterano é ser ele mesmo um atrativo e tentar aumentar o público da corrida que promove.

Além de Emerson, os outros brasileiros na disputa são Lucas Di Grassi e Fernando Rees, assim como aconteceu em toda a temporada. A prova também marca a aposentadoria de Tom Kristensen, nove vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, mas com Fittipaldi voltando a competir aos 67 anos de idade, eu não arrisco dizer que esta será a última vez que veremos o dinamarquês pilotando.

Não muito longe de Interlagos, a Stock Car decide o título da temporada 2014 em Curitiba. Oito pilotos podem ficar com a taça, embora apenas três tenham chances reais, sem precisar de complicadas combinações de resultados. Para facilitar, Rubens Barrichello será campeão se terminar até o quarto lugar. Átila Abreu precisa vencer e torcer para que o ex-piloto da F1 seja somente o quinto, enquanto Thiago Camilo necessita de um triunfo, com Átila em terceiro e Barrichello somente em nono. Júlio Campos, Antonio Pizzonia, Sérgio Jimenez, Cacá Bueno e Allam Khodair são os outros com chances matemáticas.

Alguém pode reclamar que em um fim de semana tão importante para o automobilismo brasileiro, as duas categorias vão duelar pelo mesmo público, afinal São Paulo e Curitiba são cidades separadas por cerca de 400 km. Mas não dá para saber até que ponto isso é verdade. Se o WEC não corresse por aqui neste fim de semana, dificilmente haveria um migração dos paulistas rumo ao sul para assistir à decisão da Stock Car. No fim, infelizmente quem acaba mais prejudicado são os verdadeiros fãs do esporte a motor. Ainda bem que eles podem acessar este blog e não perder nada do que acontece nas pistas.

E esse conflito de datas é uma situação comum no mundo todo. Quem acompanhou a Agenda da velocidade ao longo de 2014 viu que isso aconteceu em diversos países, lugares às vezes menores que os estados de São Paulo e do Paraná. E nem por isso os eventos deixaram de ter público e boas disputas.

Como vários campeonatos estão terminando, você pode clicar aqui e conferir a Galeria dos campeões do blog. Isto é, um resumo – incluindo o desempenho dos brasileiros – das temporadas que já acabaram, além da pontuação final.

Você já sabe, mas não custa lembrar: conforme as sessões do fim de semana forem acontecendo, eu vou atualizar este post com os resultados. Daí é só você voltar ao World of Motorsport, clicar nos links na cor laranja ali embaixo e saber de tudo o que aconteceu. Além disso, vale aqui o horário de verão de Brasília.

Olha quem está de volta
Olha quem está de volta

Agenda do fim de semana:

Sexta-feira, 28 de novembro:
13h00 – WEC – 6 Horas de São Paulo – treino livre 1
15h10 – Stock Car – Curitiba – treino livre 1
17h30 – WEC – treino livre 2

Sábado, 29 de novembro:
9h20 – Stock Car – treino livre 2
10h00 – WEC – treino livre 3
14h00 – Stock Car – classificação
14h45 – WEC – classificação
16h05 – Porsche Cup brasileira – Interlagos – classificação
16h10 – Mercedes Challenge – Curitiba – classificação

Domingo, 30 de novembro:
9h30 – Porsche Cup brasileira – corrida
10h30 – Stock Car – corrida – season finale
12h25 – Mercedes Challenge – corrida – season finale
13h00 – WEC – 6 Horas de São Paulo – corrida – finale

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s