Dams unifica títulos da GP2 e World Series by Renault em 2014

Jolyon Palmer garantiu o tri da Dams na GP2 em quatro anos
Jolyon Palmer garantiu o tri da Dams na GP2 em quatro anos

Não há nenhuma dúvida sobre a Mercedes ter sido a equipe a ser batida em 2014 na F1. Mas as categorias de acesso também tiveram a própria versão do time germânico. Sem dar chances às adversárias, a Dams conseguiu um raro feito nesta temporada, ao unificar os títulos dos dois principais certames de base: a GP2 e a World Series by Renault.

O bom desempenho da equipe francesa nas duas categorias não é novidade. Na GP2, o time viu o veterano Jolyon Palmer triunfar, ao superar Felipe Nasr e Stoffel Vandoorne. Essa foi a terceira taça da esquadra nos últimos quatro anos, tendo levado também Romain Grosejan ao primeiro lugar em 2011 e Davide Valsecchi, no ano seguinte.

O segredo por trás desse bom desempenho é apostar em pilotos rápidos, mas muito experientes. Palmer foi campeão na quarta tentativa na categoria. Grosjean também esteve no quarto ano, embora dois deles tenham sido incompletos, graças à primeira passagem desastrosa pela F1. Valsecchi, porém, bateu todos os recordes com cinco temporadas na GP2.

A história na World Series by Renault é um pouco diferente. O time de Jean-Paul Driot só estreou por lá em 2012, com Arthur Pic e Lucas Foresti. No primeiro ano, o francês conquistou a pole logo na estreia e ainda venceu em Moscou para terminar o campeonato com uma boa oitava colocação.

Para 2013, a Dams assinou com Kevin Magnussen, que trouxe o apoio do programa de jovens pilotos da McLaren. Resultado: título de forma dominante, superando gente de peso, como Stoffel Vandoorne e António Félix da Costa. Apesar de o dinamarquês ter ficado com a taça, a Dams falhou em unificar os títulos no ano passado, no único hiato que teve na GP2, uma vez que Marcus Ericsson teve uma temporada cheia de incidentes e não foi capaz de vencer Fabio Leimer, da Racing Engineering.

A situação mudou em 2014. Tanto Palmer, na GP2, quanto Carlos Sainz Jr, na World Series by Renault, começaram o ano forte. Os dois conseguiram vitórias importantes e puderam administrar a vantagem, mesmo quando desafiados por Felipe Nasr e Roberto Merhi, respectivamente, no meio da temporada. No fim, taça para ambos e muita comemoração por parte da esquadra francesa.

Carlos Sainz Jr foi o campeão inconteste da World Series by Renault
Carlos Sainz Jr foi o campeão inconteste da World Series by Renault

Agora está na hora de ver quem foi melhor durante o ano, comparando os números obtidos por Palmer e Sainz nas campanhas vitoriosas. Mas antes de mostrar o desempenho dos dois, tenho a impressão de que falar da Dams será uma constante por aqui. É que o time já assinou com Nyck de Vries, também da McLaren, para a vaga de Sainz no em 2015, enquanto Esteban Ocon – campeão da F3 Europeia e piloto da Lotus – e Vandoorne são especulados na GP2.

Voltando ao comparativo, como GP2 e World Series têm regras diferentes – como o grid invertido no domingo para a primeira – as estatísticas não são 100% justas, afinal quem tem um carro mais rápido acaba prejudicado com a inversão das posições.

Ainda assim, os números mostram bem como foram as campanhas de ambos. Enquanto Palmer teve menos poles e vitórias que o companheiro de esquadra, mesmo tendo disputado mais corridas, ele acumulou mais pódios. Ou seja, campeão da GP2 soube usar a experiência e a regularidade para ficar com o título. Quanto a Sainz, o recorde de sete triunfos na mesma temporada da World Series fala por si só. Apesar disso, esses foram os únicos pódios dele em 2014, ou seja, ainda é preciso mesclar um pouco de consistência com tanta velocidade.

Mas também é importante ter em mente que um piloto obteve esses números na quarta tentativa em um campeonato, enquanto o outro era praticamente um novato. Acho que isso deixa claro qual deles é mais interessante para as equipes da F1, sempre dispostas em investir em potencial e lapidar novos talentos.

Veja a comparação entre Palmer e Sainz em 2014:

palmerxsainz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s