Agenda da velocidade (34)

Está na hora de conhecer o campeão da F1
Está na hora de conhecer o campeão da F1

Você já teve aquela sensação de ainda estarmos em setembro e, de repente, a decoração de Natal começa a se espalhar por aí? Tudo bem, é verdade que estamos no fim de novembro, mas já dá para avistar Papai Noel, árvores de natal, renas e luzinhas. Como o ano passa rápido, não?

Por que estou dizendo isso? É que chegamos à penúltima Agenda da velocidade de 2014. Nos últimos 34 fins de semanas, você pôde conferir aqui os horários, resultados e programação das principais categorias do automobilismo mundial. Desde as mais importantes, como a F3 e a F4, até esses campeonatos menores, como a Indy, a Stock Car ou o Brasileiro de Marcas.

Como só restam dois fins de semana com diversas categorias, a agenda continua só mais um pouco. Mas não é preciso ficar preocupado. Ainda que não haja um post formal com os horários e resultados com o que ainda está para acontecer, a cobertura segue no World of Motorsport com textos separados para os campeonatos que ainda não acabaram ou para eventos sozinhos, como a Corrida dos Campeões.

Neste fim de semana, quem se despede é a F1. Chegou a hora de conhecer qual piloto da Mercedes ficará com o título. Para isso, Lewis Hamilton pode ser o segundo colocado em Abu Dhabi. Se ele abandonar, Nico Rosberg será o vencedor. Se os dois não completarem a prova, vantagem para o britânico. Na verdade, há algumas outras combinações de resultado, mas vendo o domínio da escuderia germânica neste ano e o advento da asa móvel, é difícil que haja um novo Vitaly Petrov para bagunçar a classificação final.

Ainda falando sobre o circuito de Yas Marina, Jolyon Palmer chega ao Oriente Médio como campeão da GP2, enquanto a luta pelo vice segue entre Stoffel Vandoorne e Felipe Nasr. A tarefa do brasileiro é complicadíssima, já que detém uma vantagem de apenas quatro pontos, e o belga garantiu a quarta pole seguida em 2014, um recorde na categoria.

Alex Lynn, por sua vez, garantiu o bicampeonato da Red Bull na GP3, pois Dean Stoneman precisava largar na pole para evitar o título do compatriota, mas acabou ficando com o segundo posto no grid.

A outra grande atração do fim de semana vem de Putrajaya, onde a F-E disputa a segunda etapa da temporada. Após o acidente entre Nick Heidfeld e Nicolas Prost na corrida de abertura, a expectativa agora é ver se a categoria continua com boas disputas, assim como teve em Pequim, mas também se houve uma evolução no espetáculo no geral.

Deste lado do mundo, a F3 Brasil encerra 2014 em Goiânia. Pedro Piquet e Vitor Baptista foram campeões por antecipação e, assim, a luta ficou pelo vice-campeonato. Lukas Moraes, Bruno Etman e Artur Fortunato estão na briga pelo segundo posto na divisão A, enquanto Matheus Leist, Victor Miranda e Matheus Iorio fazem o mesmo na Light. Já Ricardo Maurício pode ser tri no Brasileiro de Marcas.

Para encerrar, quatro brasileiros – Bruno e Rodrigo Baptista, Felipe Ortiz e Lucas Kohl – andam na F4 Sudamericana em Tarumã e Gaetano Di Mauro tenta conquistar o título do campeonato de inverno da F4 Inglesa em Brands Hatch. O outro piloto do país por lá é Enzo Bortoleto.

Como vários campeonatos estão terminando, você pode clicar aqui e conferir a Galeria dos campeões do blog. Isto é, um resumo – incluindo o desempenho dos brasileiros – das temporadas que já acabaram, além da pontuação final.

Você já sabe, mas não custa lembrar: conforme as sessões do fim de semana forem acontecendo, eu vou atualizar este post com os resultados. Daí é só você voltar ao World of Motorsport, clicar nos links na cor laranja ali embaixo e saber de tudo o que aconteceu. Além disso, vale aqui o horário de verão de Brasília.

A principal categoria do Brasil encerra 2014 neste fim de semana - foto de carsten horst/hyset
A principal categoria do Brasil encerra 2014 neste fim de semana – foto de carsten horst/hyset

Agenda do fim de semana:

Sexta-feira, 21 de novembro:
4h00 – GP3 – Abu Dhabi – treino livre
5h15 – GP2 – Abu Dhabi – treino livre
7h00 – F1 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina – TL1
9h00 – GP3 – classificação
11h00 – F1 – treino livre 2
13h10 – GP2 – classificação
16h30 – F4 Sudamericana – Tarumã – treino livre 1
17h30 – F4 Sudam – treino livre 2
21h45 – Formula E – Putrajaya – treino livre

Sábado, 22 de novembro:
0h00 – Formula E – classificação
4h00 – Formula E – corrida
6h05 – GP3 – corrida 1
7h25 – F4 Inglesa Winter Series – Brands Hatch – classificação 1
8h00 – F1 – treino livre 3
9h00 – F3 Brasil – Goiânia – treino livre 1
9h50 – Brasileiro de Marcas – Goiânia – treino livre 1
10h00 – F4 Inglesa – corrida 1
11h00 – F1 – classificação
11h20 – F4 Sudam – classificação
11h40 – F3 Brasil – treino livre 2
12h30 – F4 Inglesa – corrida 2
12h30 – Brasileiro de Marcas – treino livre 2
12h40 – GP2 – corrida 1
14h20 – F3 Brasil – classificação
14h45 – F4 Sudam – corrida 1
16h10 – Brasileiro de Marcas – classificação
16h55 – F3 Brasil – corrida 1
17h55 – F4 Sudam – corrida 2

Domingo, 23 de novembro:
7h00 – GP3 – corrida 2 season finale
8h00 – F4 Inglesa – classificação 2
8h20 – GP2 – corrida 2 – season finale
9h30 – Brasileiro de Marcas – corrida 1
10h00 – F4 Inglesa – corrida 3
10h45 – F3 Brasil – corrida 2 – season finale
11h00 – F1 – GP de Abu Dhabi – corrida – season finale
12h35 – F4 Sudam – corrida 3
12h47 – Brasileiro de Marcas – corrida 2 – season finale
13h05 – F4 Inglesa – corrida 4 – finale

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s