Xô, zica

Maro Engel levou a Mercedes ao degrau mais alto do pódio em Macau
Maro Engel levou a Mercedes ao degrau mais alto do pódio em Macau

Maro Engel tinha negócios inacabados com Macau. Piloto da Mercedes e com passagem pelo DTM e pela V8 Supercars, o alemão havia liderado a corrida de carros GT do ano passado, no Circuito da Guia, de forma dominante até sofrer um problema mecânico e ser obrigado a abandonar. Pior para a montadora de Stuttgart, que ainda viu a rival Audi ficar com a taça em nova vitória de Edoardo Mortara, a sexta do italiano desde 2009.

Em 2014, o drama parecia ainda maior. Dessa vez, Mortara era quem tinha o carro mais rápido do grid e, assim, conquistando a pole-position para a prova. O segredo da Audi era um acerto com mais downforce, melhor para o setor da montanha. Nas retas, as Mercedes levariam a melhor, mas a ideia era que o carro das quatro argolas fosse capaz de abrir uma diferença suficiente para evitar os ataques dos rivais.

Ou seja, a pior coisa que poderia acontecer para Mortara e a Audi era ser ultrapassado logo na primeira volta. Se isso acontecesse, dificilmente teria condições de retomar a posição, uma vez que a máquina não teria velocidade suficiente nas retas, e na parte montanhosa não há pontos de ultrapassagem.

Sabendo disso, assim que as luzes verdes foram apagadas, o piloto italiano fez de tudo para manter a ponta. Ao perceber que Earl Bamber, da Porsche, havia tracionado melhor, Edo bloqueou o avanço do neozelandês enquanto rumava para a primeira curva. O único problema é que ele se esqueceu das Mercedes.

Enquanto o italiano fechava a porta do atual campeão da Porsche Supercup, Maro Engel e o companheiro de equipe Renger van der Zande aproveitaram o espaço aberto para pular na frente. A partir daí, a corrida se tornou uma verdadeira disputa entre gato e rato. Os dois carros prateados abriam na reta, mas viam Mortara se aproximar perigosamente no setor mais sinuoso, embora não fosse capaz de tentar uma manobra.

A largada acabou decidindo a corrida
A largada acabou decidindo a corrida

Assim, para que o italiano do DTM mantivesse a sequência de vitórias, ele precisava contar com a sorte. Ou Engel voltaria a enfrentar o pesadelo de uma quebra enquanto estivesse na frente, ou os carros mais lentos do GT asiático – que competem em um regulamento um pouco diferente do GT3 – poderiam atrapalhar o líder o suficiente para lhe tirar velocidade e permitir uma ultrapassagem.

A edição de 2013 da prova, aliás, foi decidida justamente assim. Mortara estava em segundo, mas ainda precisava superar o Porsche de Alexandre Imperatori. O suíço fez de tudo para manter a ponta, mas perdeu momentum ao tentar ultrapassar um retardatário justamente no início das retas e viu o italiano assumir a liderança antes de abrir a última volta.

Dessa vez, Engel realmente teve muitos adversários mais lentos pelo caminho. É verdade que a diferença dele para Van der Zande e para Mortara chegou a cair pele metade, mas nada que o impedisse de receber a bandeira quadriculada e, enfim, acabar com o reinado do italiano no Circuito da Guia.

A quarta colocação ficou com o Audi Laurens Vanthoor, parceiro de Cesar Ramos nas corridas da Blancpain. O brasileiro Augusto Farfus conseguiu levar a BMW à quinta posição após ultrapassar Bamber, mas não sendo capaz de manter o mesmo ritmo dos líderes.

Além da vitória de Engel, o outro destaque da corrida de Macau foi a presença maciça de pilotos reconhecidos mundialmente. Mesmo em um fim de semana com conflito de agenda com o WEC, a prova também teve nomes como o atual campeão do DTM, Marco Wittmann, e Jean-Karl Vernay pilotando um Bentley.

A expectativa da organização da prova é que ano que vem todos os carros estejam dentro do regulamento GT3, aproximando um pouco mais os pilotos do campeonato asiático do resto do grid e também atraindo ainda mais nomes internacionais. Ou seja, vai estar cada vez mais difícil para Mortara tentar recuperar a coroa.

Você pode clicar aqui para conferir os resultados completos de Macau no fim de semana, assim como das principais categorias do automobilismo mundial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s