A V8 Supercars chega à Surfers Paradise. Saudades, Indy?
A V8 Supercars chega a Surfers Paradise. Saudades, Indy?

Com boa parte das categorias europeias já tendo encerrado a temporada, o foco do esporte a motor agora passa a ser os países periféricos. Nos últimos anos, este fim de semana era a oportunidade para que pilotos dos Estados Unidos e da Europa viajassem para a Austrália para competir na etapa em duplas da V8 Supercars em Gold Coast.

É que o regulamento da categoria australiana obrigava que os times inscrevessem um competidor de renome internacional em Surfers Paradise. Só que essa brincadeira acabou sendo muito cara, e as regras foram mudadas em 2013. Agora é opcional que os times tenham alguém famoso fora da Austrália em uma das máquinas.

Isso, no entanto, não quer dizer que não teremos bons nomes no grid. Além dos competidores regulares da V8, Gold Coast também terá a presença dos ingleses Oliver Gavin e Alex Buncombe, além do francês Alexandre Prémat, que disputou o certame de forma integral nas duas últimas temporadas. Isso sem valar de Robert Dahlgren, titular da Volvo.

Longe da Austrália, o outro campeonato de destaque neste fim de semana é a F4 Inglesa, com seis pilotos disputando o título. Embalado pela vitória na última corrida da F-Renault, George Russell quer aproveitar o bom momento para tirar os 21 pontos que o separam do companheiro de equipe e líder do campeonato, Arjun Maini, sendo que 95 estarão em jogo na rodada decisiva de Snetterton.

Sennan Fielding, Raoul Hyman, Struan Moore e Will Power – irmão mais novo de Jolyon, campeão da GP2 – também têm chances, mas menores. Gaetano Di Mauro é o nono colocado na tabela de pontos e luta pela segunda vitória da carreira na categoria.

Ainda falando dos campeonatos europeus, a F4 Francesa está em Paul Ricard, embora Lasse Sorensen já tenha garantido a taça por antecipação. Quem também pode ter gente garantindo o título antes da rodada final é o WTCC, cuja penúltima etapa acontece em Suzuka e tem Pechito López com 93 pontos de vantagem na tabela.

Por fim, a Nascar entra na fase semifinal com a etapa de Martinsville. Agora apenas oito pilotos estão na luta pelo título e, se um deles vencer neste fim de semana, já se garante na decisão em Homestead-Miami. O automobilismo brasileiro, obviamente, faz uma pausa neste fim de semana por causa das eleições presidenciais.

Como vários campeonatos estão terminando, você pode clicar aqui e conferir a Galeria dos campeões do blog. Isto é, um resumo – incluindo o desempenho dos brasileiros – das temporadas que já acabaram, além da pontuação final.

Você já sabe, mas não custa lembrar: conforme as sessões do fim de semana forem acontecendo, eu vou atualizar este post com os resultados. Daí é só você voltar ao World of Motorsport, clicar nos links na cor laranja ali embaixo e saber de tudo o que aconteceu. Além disso, vale aqui o horário de verão de Brasília.

Neste fim de semana poderemos conhecer o primeiro finalista da Nascar
Neste fim de semana poderemos conhecer o primeiro finalista da Nascar

Agenda do fim de semana:

Sexta-feira, 24 de outubro:
11h45 – F4 Francesa – Paul Ricard – classificação
18h40 – Nascar – Martinsville – classificação
23h35 – V8 Supercars – Gold Coast – classificação

Sábado, 25 de outubro:
0h40 – V8 Supercars – classificação 2
2h40 – V8 Supercars – corrida 1
4h30 – WTCC – Suzuka – classificação
6h30 – F4 Francesa – corrida 1
7h05 – F4 Inglesa – Snetterton – classificação
11h15 – F4 Inglesa – corrida 1
13h35 – F4 Francesa – corrida 2
15h46 – Nascar Truck Series – Martinsville – corrida
23h25 – V8 Supercars – classificação 3

Domingo, 26 de outubro:
1h55 – V8 Supercars – corrida 2
3h30 – WTCC – corrida 1
4h40 – WTCC – corrida 2
6h30 – F4 Francesa – corrida 3 – season finale
7h20 – F4 Inglesa – corrida 2
14h10 – F4 Inglesa – corrida 3 – season finale
15h43 – Nascar – corrida