Casa nova, vida nova

Uma corrida pode ter salvado o ano de George Russell
Uma corrida pode ter salvado o ano de George Russell

Bicampeão europeu de kart, George Russell teve uma transição para os monopostos mais complicada do que esperava. Aos 16 anos de idade, o britânico chegou a superar Max Verstappen em algumas sessões de treinos coletivos durante o inverno europeu e apareceu como favorito para vencer tanto a F4 Inglesa quanto a F-Renault Alps neste ano, mas o plano não saiu como esperado.

Inscrito inicialmente para defender a Prema na Alps, o garoto acertou a ida para a Koiranen nas vésperas do início da temporada. Se na escuderia inglesa ele seria o primeiro piloto, na finlandesa ele encontrou um time montado em torno de Nyck De Vries, disposto a fazer de tudo para garantir o título no holandês.

Assim, Russell não conseguiu repetir os resultados do inverno. Quando foi para valer, o britânico obteve um único pódio ao longo do ano e fechou o ano apenas na quarta colocação na classificação final, com 123 pontos, bem longe dos 300 de De Vries.

Na F4 Inglesa, a situação foi só um pouco melhor. Correndo pela Lanam, vencedora do ano passado, o britânico liderou o campeonato da primeira etapa até a penúltima, tendo triunfado quatro vezes nesse período. O problema é que na terceira corrida da rodada de Donington Park, ele foi tirado da pista por Raoul Hyman, que também luta pelo título, e ficou sem pontuar. Pior que isso, o companheiro Arjun Maini não só venceu a prova, mas também assumiu a liderança do campeonato com 21 pontos de vantagem.

Apesar de os resultados não serem de todo ruim, 2014 vinha sendo um ano decepcionante para o garoto, pelo potencial mostrado nos últimos anos. Assim, ele precisava de algo novo, algum grande feito para que o ano não ficasse perdido.

E ele veio neste domingo, dia 19, na etapa da F-Renault Eurocup em Jerez de la Frontera. Competindo como convidado, Russell trocou a equipe Koiranen pela Tech 1, e os resultados não demoraram a aparecer. No sábado, ele já havia fechado a corrida na sexta colocação. Na bateria complementar, o desempenho foi ainda melhor. Pole, melhor volta, recorde da pista e vitória, deixando De Vries e a Koiranen no segundo lugar.

É claro que uma única vitória não salva uma temporada. Mas foi o suficiente para que o britânico lembrasse a todos – incluindo às equipes da F1 – o talento que tem e mostrar que não desaprendeu a correr após um ano abaixo do esperado.

Thiago Vivacqua foi outro que mudou de casa em Jerez
Thiago Vivacqua foi outro que mudou de casa em Jerez

Mudar de equipe também foi a solução encontrada por Thiago Vivacqua. Depois de fechar a temporada da F-Renault Alps pela Fortec sem marcar pontos, o brasileiro voltou à Eurocup, mas dessa vez correndo pela JD. O grande objetivo do carioca neste fim de semana era ser tão competitivo quanto os demais pilotos do grid.

No sábado, a tarefa se mostrou complicada. Vivacqua se classificou em 24º e terminou a prova em 18º, embora apenas 19 carros tenham recebido a bandeira quadriculada. Mas no domingo ele confirmou a evolução esperada. O piloto obteve o 17º posto na classificação – superando nomes como Aurélien Panis, Andrea Pizzitola e o ex-companheiro de Fortec Ben Barnicoat – para encerrar a corrida duas posições à frente.

A exemplo de Russell, o brasileiro também teve que conviver com um time montado para outros pilotos. No caso dele, a situação era ainda mais complicada, uma vez que a Fortec tinha oito carros inscritos entre as diversas F-Renault.

Agora cabe aos dois garotos a continuar o desempenho crescente em 2015 para que os resultados obtidos em Jerez não sejam a exceção.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da F-Renault Eurocup em Jerez, assim como das principais categorias do automobilismo mundial neste fim de semana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s