Kvyat: mais precoce que Vettel

Daniil Kvyat não perdeu tempo na Toro Rosso
Daniil Kvyat não perdeu tempo na Toro Rosso

A Red Bull não perdeu tempo quando soube que Sebastian Vettel decidira ir embora ao fim do atual campeonato. Em questões de horas, a escuderia austríaca não só confirmou a saída do tetracampeão como também definiu que Daniil Kvyat, da Toro Rosso, será o substituto a partir de 2015.

Alguém pode dizer que a pressa para anunciar o novo companheiro de Daniel Ricciardo se dá principalmente pelo marketing. Isso porque a 16ª etapa da temporada da F1 acontece já no próximo fim de semana e justamente na Rússia, terra de Kvyat. Aliás, o país europeu é um importante mercado da Red Bull, onde as vendas do energético crescem mais de 20% por ano, em comparação a pouco mais de 10% no resto do mundo.

Mas também não dá para resumir a decisão acerca do segundo piloto do time apenas à venda de bebidas. Nas últimas semanas, o cenário da saída de Fernando Alonso da Ferrari e a contratação de Vettel pelo time italiano começou a se desenhar, o que certamente acabou causando algumas reuniões da cúpula rubro-taurina.

Assim, quando Vettel chamou o chefe da escuderia, Christian Horner, no hotel em Suzuka para informar que estava indo para Maranello, a atual tetracampeã do Mundial de Construtores provavelmente já tinha definido que Kvyat seria o substituto caso fosse necessário.

O que chama a atenção na escolha do russo, aliás, é a precocidade. Dos nove pilotos que passaram pela Toro Rosso na F1, Kvyat é quem ficou menos tempo. Até antes do GP do Japão, o garoto passou menos de uma temporada em Faenza. Disputou 14 corridas em 2014, marcou somente oito pontos e já garantiu a promoção para a equipe principal.

Os números são melhores até mesmo que os de Vettel. O germânico disputou 25 GPs pelo time entre o fim de 2007 e o começo de 2008, venceu em Monza, somou 41 pontos – quando a pontuação era menor – e garantiu a subida para a Red Bull com a aposentadoria de David Coulthard.

O outro piloto a ter passado pela Toro Rosso antes de desembarcar em Milton Keynes foi exatamente Ricciardo. O australiano competiu pela escuderia em 2012 e 2013 – além de ter andado pela HRT no fim de 2011 –, tomou parte de 39 provas e marcou 30 pontos. Confira os números completos na tabela abaixo:

str

Tendo participado de menos de uma temporada até agora pelo time B da Red Bull, Kvyat ainda não mostrou nada especial e que pudesse justificar a promoção à equipe principal. Na verdade, ele tem números até mesmo inferiores a outros jovens que correram pela esquadra de Faenza.

Mas isso é algo que acaba pesando a favor do russo. Ninguém faz ideia de até onde ele pode evoluir como piloto. Assim, quando Vettel anunciou que estava partindo de Milton Keynes, a Red Bull se viu diante da seguinte situação: ir ao mercado e trazer um substituto para o alemão entre os nomes disponíveis ou apostar no desenvolvimento de Kvyat.

A resposta para esse enigma já foi dada. A escuderia austríaca considerou que o atual campeão da GP3 tem potencial para se tornar no mínimo um piloto competitivo e capaz de somar pontos importantes, por isso não faria sentido gastar dinheiro e trazer alguém que acabaria fazendo essa mesma função.

Para concluir, é verdade que Kvyat está subindo antes da hora para a RBR? Sim, os números mostram isso. Mas também não teria razão para que ele ficasse fazendo hora na Toro Rosso. Já que é para aprender, que seja em Milton Keynes, onde abriu uma vaga.

E, no caso de nada disso der certo e o russo não evoluir como esperado, sempre há um Max Verstappen esperando no time B.

Você pode clicar aqui para ler uma rápida análise do que será da Red Bull sem Vettel em 2015.

2 comentários sobre “Kvyat: mais precoce que Vettel

  1. I think the best Kvyat’s races this year are Monza, Monaco and Austria. But he doesnt score points in those races due technical reasons.
    And since the first races he was very close to Vergne, ej. China.
    Today he was 8th before the SC and the strategy failure!, I say, I think the points scoring ins’t absolute reflect of a driver performance.

    Saludos desde Paraguay.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s