Agenda da velocidade (27)

A F1 já está se preparando para a previsão de tufão em Suzuka
A F1 já está se preparando para a previsão de tufão em Suzuka

Estamos chegando naquele momento do ano em que os principais campeonatos do automobilismo mundial vão sendo decididos. Assim, pouco a pouco, a Agenda da velocidade aqui do World of Motorsport vai dando espaço aos preparativos para as férias de verão, Natal e Ano Novo.

No entanto, até lá, ainda há muita coisa para acontecer. Um dos grandes pontos de interrogação que resta em 2014 é quem será o campeão da F1. A menos que a Red Bull consiga uma reação milagrosa de última hora, já sabemos que o título ficará com a Mercedes. Mas Lewis Hamilton lidera Nico Rosberg por apenas três pontos na tabela, e com a última etapa do campeonato valendo pontuação dobrada tudo pode acontecer.

Tudo, incluindo um tufão atravessar os planos da principal categoria do automobilismo mundial. É que a previsão do tempo para este domingo, em Suzuka, é justamente desse fenômeno climático. O que resta saber é se pilotos e equipes vão estar no olho dos fortes ventos ou se vão enfrentar apenas fortes tempestades esparsas.

Quem também está se aproximando do momento de definição é a United SportsCar. No primeiro ano conjunto das competições de endurance dos Estados Unidos, Christian Fittipaldi e João Barbosa só precisam de uma corrida sem problemas neste sábado, na Petit Le Mans, para ficarem com o título na divisão Protótipos. A prova de 1000km ou 10 horas ainda terá a presença dos brasileiros Oswaldo Negri e Bruno Junqueira.

Já a Nascar corre no Kansas para a primeira corrida da segunda fase do Chase. No último domingo, A.J. Allmendinger, Aric Almirola, Kurt Busch e Greg Biffle caíram fora da disputa. Agora restam 12 pilotos na briga pela taça. Todos de olho num bom desempenho neste fim de semana para evitar ir para a corrida de eliminação de Talladega, daqui a duas etapas, precisando de resultado.

Por fim, o automobilismo europeu também já vai se despedindo de 2014. Com Mikkel Jensen e Markus Pommer já campeões, a Adac Masters e a F3 Alemã, respectivamente, encerram o ano em Hockenheimring. Automobilismo na Alemanha, agora só no ano que vem, embora essas duas categorias podem nem estar de volta. Isso porque a Adac Masters vai se tornar a F4 Adac em 2015, enquanto a F3 pode deixar de existir ao se fundir com a versão inglesa do certame.

A F-Renault Alps, por sua vez, fecha o ano em Jerez de la Frontera com três brasileiros no grid: Thiago Vivacqua, Bruno Bonifacio – que compete mais uma vez como convidado e não marca pontos – e Pietro Fittipaldi. Após conquistar o título da F-Renault Inglesa, o neto de Emerson trocou a equipe MGR pela Koiranen, a mesma que levou Nyck de Vries à taça do campeonato alpino. O brasileiro ainda não definiu onde vai correr no ano que vem, mas essa prova certamente servirá como preparação para 2015.

Com todos esses campeonatos terminando, você pode clicar aqui e conferir a Galeria dos campeões do blog. Isto é, um resumo – incluindo o desempenho dos brasileiros – das temporadas que já acabaram, além da pontuação final.

Lembrando sempre que conforme as sessões do fim de semana forem acontecendo, eu vou atualizar este post com os resultados. Daí é só você ao blog, clicar nos links na cor laranja ali embaixo e saber de tudo o que aconteceu. Além disso, vale aqui o horário de Brasília.

Bruno Bonifacio volta a competir na F-Renault Alps neste fim de semana
Bruno Bonifacio volta a competir na F-Renault Alps neste fim de semana

Agenda do fim de semana:

Quinta-feira, 2 de outubro:
22h00 – F1 – GP do Japão – Suzuka – treino livre 1

Sexta-feira, 3 de outubro:
2h00 – F1 – treino livre 2
5h45 – Adac Masters – Hockenheimring – treino livre
6h40 – F3 Alemã – Hockenheimring – treino livre
10h00 – Adac Masters – classificação
10h40 – F3 Alemã – classificação
17h20 – United SportsCar – Petit Le Mans – classificação
18h45 – Nascar – Kansas – classificação
23h00 – F1 – treino livre 3

Sábado, 4 de outubro:
2h00 – F1 – classificação
4h55 – Adac Masters – corrida 1
9h50 – F3 Alemã – corrida 1
10h05 – F-Renault Alps – Jerez – classificação
11h40 – Adac Masters – corrida 2
12h15 – United SportsCar – corrida – season finale
16h46 – Nationwide – Kansas – corrida
21h30 – WTCC – Beijing – classificação

Domingo, 5 de outubro:
3h00 – F1 – GP do Japão – corrida
3h50 – WTCC – corrida 1
4h50 – WTCC – corrida 2
5h45 – F3 Alemã – corrida 2
5h50 – F-Renault Alps – corrida 1
10h00 – F-Renault Alps – corrida 2 – season finale
10h05 – Adac Masters – corrida 3 – season finale
11h50 – F3 Alemã – corrida 3 – season finale
15h18 – Nascar – corrida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s