O melhor campeonato de 2014

Carlos Sainz Jr ou Roberto Merhi? Quem vai terminar 2014 como número 1 da World Series by Renault?
Carlos Sainz Jr ou Roberto Merhi? Quem vai terminar 2014 como número 1 da World Series by Renault?

Pietro Fittipaldi, Pedro Piquet, Nyck De Vries, Lance Stroll, Markus Pommer e Mikkel Jensen. Esses seis garotos nem precisaram esperar os campeonatos em que competem terminar para serem chamados de campeões. Sem dar chances para os adversários, o sexteto sobrou nas pistas e garantiu a respectiva taça por antecipação.

Essa situação, aliás, está sendo bastante comum em 2014. Mesmo nas categorias cuja luta pelo título ainda não está definida, há alguém sobressaindo, com boas chances de garantir o caneco. É isso o que acontece na GP2 (com Jolyon Palmer), na GP3 (Alex Lynn), na F3 Euro (Esteban Ocon) e até mesmo na F1, onde falta saber qual piloto da Mercedes será o campeão.

Por isso, não dá para dizer que os últimos meses foram emocionantes no esporte a motor.

Quem foge a regra é a World Series by Renault. Apesar de a categoria francesa ter perdido grid para a GP2, a melhor disputa de 2014 acontece nela. Após sete etapas, os espanhóis Carlos Sainz Jr e Roberto Merhi estão separados por apenas 16 pontos na tabela, e a definição deve ficar para a última corrida.

O campeonato começou com Sainz em melhor fase. Apoiado pela Red Bull e competindo com o mesmo carro que levou Kevin Magnussen ao título do ano passado, o garoto ganhou a segunda corrida da primeira rodada, em Monza, voltou a triunfar em Aragón e varreu a etapa de Spa-Francorchamps, com duas vitórias no fim de semana.

Merhi, por sua vez, retornou aos monopostos após perder o posto de titular da Mercedes no DTM. Correndo pela pior equipe do grid, a Zeta Corse, o campeão da F3 Euro de 2011 surpreendeu na estreia, ao terminar em segundo em Monza, mas depois caiu de rendimento conseguindo dois sextos lugares como melhor resultado até a Bélgica. Isso permitiu que Sainz disparasse na tabela com uma vantagem de mais de 80 pontos.

Roberto Merhi é um homem em uma missão
Roberto Merhi é um homem em uma missão

A reviravolta começou em Moscou. Enquanto o piloto da Red Bull teve problemas durante todo o fim de semana, conquistando um 14º na primeira bateria e salvando um sexto lugar na corrida complementar, Merhi começou a engatar a boa fase com um quarto posto no sábado e uma vitória partindo da pole no domingo.

A história continuou tanto em Nürburgring quanto em Hungaroring. Merhi venceu mais duas vezes e conquistou dois segundos lugares, já Sainz somou uma única conquista e ainda abandonou a prova 2 na Alemanha. Se o piloto da Zeta Corse não aparecia nem no top-5 da tabela após Spa, agora a diferença entre os dois é de menos de uma vitória.

O campeonato ainda tem outros ingredientes dramáticos. Como toda boa história, há um exemplo de superação. É o embate entre Davi contra Golias. Entre o espanhol renegado pela Mercedes no DTM e competindo pela pior escuderia do grid contra o espanhol de nome famoso, apoiado pela Red Bull e contando com o melhor carro da categoria.

E o duelo ganha um peso ainda maior porque pode ser um confronto direto por uma vaga na Caterham, na F1, no ano que vem. Merhi já testou pela equipe e parece ser questão de tempo de obter a superlicença para assumir o posto de titular. Já Sainz, depois de perder a vaga na Toro Rosso para Max Verstappen, sabe que precisa conversar com as equipes menores da principal categoria do automobilismo mundial se quiser correr por lá em 2015. E a parceria da Red Bull com a Caterham pode favorecê-lo.

Os últimos rounds dessa luta têm data marcada. O primeiro acontece neste fim de semana, em Paul Ricard, e pode dar o título a Sainz, desde que ele deixe a França com 51 pontos de vantagem. Caso isso não aconteça, a decisão será em Jerez de la Frontera, nos dias 18 e 19 de outubro, quando muito mais que uma taça poderá estar em jogo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s