O Brasil na F3 Alemã

Pipo Derani volta à F3 Alemã neste fim de semana pela ADM
Pipo Derani volta à F3 Alemã neste fim de semana pela ADM

Depois de estrear no endurance no último fim de semana com um pódio em Paul Ricard, Pipo Derani está de volta à F3 Alemã. É que o brasileiro foi convidado pela equipe ADM para participar da etapa de Sachsenring, neste sábado e domingo, para ajudar no desenvolvimento e preparação do equipamento já de olho em 2015.

Essa também será a oportunidade de o piloto paulista retornar à categoria em que competiu em 2010. Naquela época, Derani estava apenas na segunda temporada da carreira nos monopostos e defendeu as cores da Motopark Academy, que estava estreando no certame. O brasileiro fechou o campeonato em décimo, tendo conquistado dois quartos lugares como melhor resultado.

Apesar de agora ter mais experiência no automobilismo – tendo passado dois anos na F3 Inglesa, mais um na F3 Europeia e ter terminado no top-3 no GP de Macau –, o brasileiro vai ter uma tarefa dificílima se quiser lutar pelo primeiro pódio na categoria. Isso porque o melhor resultado da ADM no ano foi o quarto lugar, obtido pelo russo Nikita Zlobin, debaixo de uma forte chuva em Lausitzring.

Nem mesmo quando chamou Dino Zamparelli, da GP3, para uma função similar a de Pipo ao escuderia italiana conseguiu ir bem. Em Hockenheimring, o britânico foi apenas o sexto colocado.

Pensar em vitória, então, está ainda mais distante. Aliás, você lembra a última vez que um piloto do Brasil trinfou na F3 Alemã? É, já faz tempo, mais de dez anos. Foi no dia 12 de outubro de 2003, quando João Paulo de Oliveira – hoje no Japão – recebeu a bandeira quadriculada na segunda bateria de Oschersleben.

Brasileiro no alto do pódio da F3 Alemã? Difícil..
Brasileiro no alto do pódio da F3 Alemã? Difícil..

Essa acabou sendo a 13ª vitória de JP na temporada que lhe deu o título da F3 Alemã. Aliás, naquele ano o brasileiro esteve imbatível. Em 16 corridas, ele ainda largou na pole em 12 oportunidades, subiu ao pódio em 15 provas e marcou a volta mais rápida em 15 participações.

Com esses resultados, de Oliveira é o piloto mais vitorioso da história da F3 Alemã, com 14 triunfos ao todo. Ele supera, assim, nomes como Norberto Fontana, Laurens Vanthoor, Richie Stanaway e Jörg Müller. Lembrando que na época do brasileiro eram disputadas rodadas duplas, e hoje são três corridas por fim de semana.

Para ser justo, entre JP e Derani, não houve muitos brasileiros no campeonato. Rafael Suzuki participou de duas temporadas, marcando duas poles, mas ficando sem vencer e Marcello Thomaz disputou 16 corridas entre 2006 e 2007, obtendo um pódio.

Assim, se Pipo quiser encerrar esse jejum de vitórias brasileiras na Alemanha, ele já tem em quem se inspirar. O problema é que para isso o piloto precisará vencer um velho conhecido. Em 2010, Markus Pommer já era um veterano da F3 Alemã. Agora, quatro temporadas depois, ele está de volta ao certame e pode conquistar o título por antecipação em Sachsenring.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s