A recuperação de Maximilian Buhk no GT

Maximilian Buhk comemorou a vitória ao lado de Götz
Maximilian Buhk comemorou a vitória ao lado de Götz

Com apenas 21 anos de idade, Maximilian Buhk se tornou um dos principais pilotos de Grã-Turismo do mundo. Competindo ao lado do xará Maximilian Götz em uma Mercedes, o alemão venceu o campeonato europeu de GT3, em 2012, e repetiu a dose no ano passado ao triunfar na Blancpain Endurance Series.

Para 2014, o germânico tinha planos maiores. Além de defender o título da BES, o garoto ainda se juntou a Götz para a Blancpain Sprint Series, o antigo FIA GT. E isso sem falar em um campeonato conjunto de GT promovido pela SRO, somando os resultados tanto da Sprint Series quanto do torneio de provas de longa duração.

E a estratégia estava dando certo. Ao lado de Götz, Buhk liderava a Sprint Series e ocupava a primeira colocação isolada no torneio conjunto de GT, uma vez participava das provas de longa duração em parceria com o belga Nico Verdonck e com a lenda do automobilismo alemão Bernd Schneider.

Só que a agenda de Buhk era um pouco maior que as corridas patrocinadas pela Blancpain. O garoto também participa do campeonato alemão de GT – Adac GT Masters – na tentativa de garantir mais um título em 2014. E, por ainda ser jovem, também comete alguns erros.

Um deles aconteceu na etapa do Slovakiaring da Adac GT Masters. Frustrado ao ser forçado a abandonar a prova por causa de um pneu furado, o germânico estacionou o carro em uma parte perigosa da pista e foi embora, mesmo com os fiscais gesticulando para que ele colocasse a Mercedes em um lugar sem riscos para os demais competidores.

Como Buhk ignorou a recomendação, a direção de prova foi obrigada a acionar o safety-car nas voltas finais, o que acabou afetando a dinâmica da corrida. Assim, os comissários ficaram putos com o garoto e o puniram com a perda da licença de piloto até o julgamento definitivo pelo STJD da federação alemã.

A punição acabou afetando o piloto mais do que o esperado. Além de perder a etapa de Nürburgring do Adac GT Masters, ele ainda ficou de fora da corrida do Slovakiaring do Blancpain Sprint Series, um campeonato em que nada tinha a ver com o erro cometido pelo garoto. Como resultado, Buhk perdeu a liderança do certame justamente para Götz, uma vez que o parceiro conseguiu chegar em terceiro.

Buhk é um dos responsáveis pela boa fase da Mercedes no GT
Buhk é um dos responsáveis pela boa fase da Mercedes no GT

E o drama do piloto podia aumentar ainda mais, uma vez que o julgamento na federação alemã aconteceu na última semana, mesma data da corrida da Sprint Series no Algarve. Ou seja, caso fosse condenado, acabaria de fora também da etapa portuguesa.

No entanto, a equipe HTP recebeu uma notificação do tribunal na quarta-feira, dizendo que o caso contra Buhk tinha sido fechado, e o garoto, portanto, estava livre para voltar a correr. Com isso, ele pôde respirar aliviado e tentar recuperar o tempo perdido na pista.

E a recuperação não podia ter dado mais certo. Na corrida principal no Algarve, Götz começou bem a prova e logo assumiu a liderança ao ultrapassar a Lamborghini de Hari Proczyk. Com pneus mais novos, o germânico tratou logo de abrir uma boa liderança na ponta até entregar o carro para Buhk na parada obrigatória.

De volta às competições, o piloto de 21 anos não fez feio e manteve a liderança, cruzando a linha de chegada com uma vantagem de 10s para Laurens Vanthoor e Cesar Ramos. O Audi ainda acabaria punido em 30s, por ultrapassar fora dos limites da pista, caindo para o oitavo posto.

Esse foi o segundo triunfo da Mercedes da HTP na temporada da Sprint Series. Como resultado, Götz lidera o certame com 116 pontos, contra 100 do parceiro. Buhk, no entanto, segue na frente no campeonato conjunto de GT. Nada mal para quem poderia ainda estar acompanhando as disputas pela televisão.

Trivia: você sabia que as duplas da equipe HTP na Sprint Series têm pilotos com o mesmo nome? Enquanto os Maximilian Buhk e Götz dividem um dos carros, o outro conta com Luca Stolz e Lucas Wolf. Entrosamento até no nome! Isso sim é o segredo do sucesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s