Pietro Fittipaldi em Mugello na F-Renault Alps

Pietro Fittipaldi esteve na briga pelo pódio em Mugello
Pietro Fittipaldi esteve na briga pelo pódio em Mugello

Durante a sequência de oito vitórias seguidas de Pietro Fittipaldi na F-Renault Inglesa, escrevi aqui no World of Motorsport que mais importante que esse desempenho era ver como o brasileiro iria se sair contra os principais nomes das categorias de base do esporte a motor. Afinal, o rendimento dominante em um certame esvaziado poderia criar uma espécie de bolha para o piloto.

Para sanar essa dúvida, o neto de Emerson Fittipaldi estreou na F-Renault Alps, tendo já disputado corridas em Spa-Francorchamps e Monza. Neste fim de semana, a categoria visitou em Mugello, e o brasileiro mais uma vez esteve presente.

E qualquer questionamento sobre a performance do piloto contra os rivais do continente europeu rapidamente foram desfeitas. Correndo mais uma vez como o único carro da equipe inglesa MGR, o garoto começou bem a etapa ao fechar os dois treinos livres disputados dentro do grupo dos dez primeiros.

Na primeira atividade, Pietro completou com o sétimo tempo, ficando 0s8 atrás de Charles Leclerc, o mais rápido. Na segunda, ele foi 1s3 mais lento que o monegasco, terminando em décimo. Com isso, o piloto acabou caindo para 11º nos tempos combinados das duas sessões.

O brasileiro, porém, não diminuiu o ritmo e conseguiu fazer um bom trabalho na classificação. Com o qualifying sendo dividido em dois grupos, Fittipaldi foi o segundo mais rápido da sua sessão, ficando com o quarto lugar no resultado final. Como o treino também definiu o grid da segunda bateria levando em conta o segundo melhor tempo de cada piloto, o neto de Emerson acabou caindo para o quarto lugar no grupo, oitava colocação nos tempos combinados.

Esse resultado é bastante importante a partir do momento que uma das fraquezas de Pietro na F-Renault Inglesa tem sido as classificações. Mesmo nessa sequência de oito triunfos seguidos, somente em duas oportunidades o piloto saiu na pole-position. Na Alps, como visto em Mugello, isso não parece ser um problema.

Como o traçado italiano não permite ultrapassagens, o brasileiro não teve corridas muito movimentadas. Na primeira bateria, Fittipaldi manteve o quarto posto e recebeu a bandeira quadriculada com uma diferença de 12s3 para Nyck de Vries, o vencedor. Aliás, com o triunfo, o jovem da McLaren garantiu o título da temporada 2014 da F-Renault Alps, com uma rodada de antecipação.

O pódio ainda teve Leclerc e o também brasileiro Bruno Bonifacio, que usou as corridas em Mugello como preparação para a segunda metade da temporada da F-Renault Eurocup. A categoria recomeça neste segundo fim de semana de setembro, em Hungaroring. Com a quarta colocação, Fittipaldi terminou na frente do líder da F4 Inglesa, George Russell, além de pilotos badalados como Anthoine Hubert, Matevos Isaakyan, Dennis Olsen e Egor Orudzhev.

A segunda bateria seguiu praticamente a mesma toada da primeira. Enquanto De Vries venceu novamente, Pietro não conseguiu ganhar posições e cruzou a linha de chegada em oitavo, 19s5 atrás do líder. Com os resultados, o piloto subiu para a nona colocação do campeonato, com 35 pontos, embora tenha disputado apenas a metade das seis etapas realizadas.

Levando em conta o bom desempenho do brasileiro em Mugello, já dá para fazer uma inversão na análise inicial. A questão não é mais deixar a bolha do automobilismo britânico e ver o que aconteceria contra os adversários do certame europeu. Como Pietro tem sido competitivo na Alps, talvez agora já seja obrigação vencer no Reino Unido, em um grid teoricamente mais fácil.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da F-Renault Alps neste fim de semana, assim como das principais categorias do automobilismo mundial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s