Max Verstappen no Red Bull Junior Team

Max Verstappen é o novo piloto da Red Bull
Max Verstappen é o novo piloto da Red Bull

A F1 está nas férias de verão, mas isso não quer dizer que o noticiário tenha sossegado. Pelo contrário, enquanto as principais estrelas do grid não devem esquentar o mercado de pilotos até meados do ano que vem, a Red Bull se mexeu e assinou com o nome mais badalado das categorias de base: Max Verstappen.

Com apenas 16 anos de idade e tendo feito a transição do kartismo para os monopostos em 2014, o holandês era alvo de disputa entre os rubro-taurinos e a Mercedes e agora fará parte do Junior Team ao lado de Alex Lynn, Pierre Gasly e Carlos Sainz Jr.

O curioso é que a Mercedes aparecia como favorita em um primeiro momento por causa do mau momento dos motores Renault na F1 e da saída de Adrian Newey da Red Bull. No entanto, nada disso acabou pesando para o neerlandês, que optou por um programa de desenvolvimento mais estável.

É que enquanto a Mercedes tem um melhor carro em 2014, a chance de fazer carreira na Red Bull é melhor. Além da equipe principal, os austríacos contam com a Toro Rosso e, na última semana, já havia a especulação que Helmut Marko teria oferecido uma vaga de titular na equipe italiana para Verstappen já no próximo campeonato.

Isso ainda não está confirmado. De qualquer forma, estreando em 2015, 2016 ou 2017, dentro da Red Bull ele tem a chance de progredir até a equipe principal. Se o holandês superar os companheiros de equipe, não tem motivos para que não alcance uma vaga no time de Milton Keynes. Caso a escolha fosse a Mercedes, corria o risco de ficar para sempre nos times satélites – como Williams, Force India e Lotus –, se a montadora alemã continuasse contratando grandes estrelas.

O garoto já testou em um carro da World Series
O garoto já testou com um carro da World Series

Para a Red Bull, a assinatura da Verstappen também é importante. Eles venceram. Assinaram com a maior promessa que surgiu no automobilismo nos últimos anos e garantiram alguém que tem ao menos o potencial de se tornar um novo Sebastian Vettel.

Mas a contratação do holandês também significa a consolidação de uma mudança de posição no Junior Team. Levando em conta os quatro pilotos de Red Bull e Toro Rosso, todos já contavam com o apoio da fabricante de energéticos quando competiram na F-Renault ou na F-BMW. Enquanto Vettel e Daniil Kvyat já tinham o patrocínio ao sair do kart, Daniel Ricciardo foi recrutado em 2008, depois de surpreender na primeira temporada na Europa – ele corria na Ásia –, e Jean-Éric Vergne entrou junto com o australiano, mas era o então campeão da categoria que hoje é a F4 Francesa.

Só que desde o fim do ano passado os rubro-taurinos passaram a trabalhar com garotos com um pouco mais de experiência, até mesmo como uma forma de evitar tantas demissões. Para isso, eles mantiveram Sainz – outro com suporte desde o kart – e trouxeram Lynn e Gasly. O britânico já tinha dois anos de F3 nas costas, enquanto o francês é o atual campeão da F-Renault Eurocup.

Os três pilotos, claro, já formavam um plantel respeitável. Mas agora contam com a concorrência interna de Verstappen. Se Vettel, Ricciardo, Kvyat e Vergne ganharam fama quando já estavam no guarda-chuva da Red Bull, o holandês acabou sendo a primeira contratação mais badalada do programa nos últimos anos.

E consequentemente isso complica a ascensão para a F1. Vergne está ameaçado há algum tempo, mas isso significa apenas uma vaga para quatro pilotos. Os outros três, bom, não é por acaso que Sainz já tem falado com a Caterham há algum tempo…

P.S.: tá certo que o anúncio de Max Verstappen no Red Bull Junior Team aconteceu apenas nesta terça-feira, mas repare neste boné que o garoto estava usando em 2011… suspeito, muito suspeito.

 

Um comentário sobre “Max Verstappen no Red Bull Junior Team

  1. Pingback: Qual o melhor programa de jovens pilotos da F1? | RBC MOTORSPORT MARKETING

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s