Keselowski x Ambrose foi um dos duelos mais emocionantes da Nascar em circuitos mistos
Keselowski x Ambrose foi um dos duelos mais emocionantes da Nascar em circuitos mistos

Por algum motivo desconhecido, as principais categorias do mundo não correm neste fim de semana de dia dos pais. Quer dizer, alguém pode até dizer que pilotos, mecânicos, engenheiros e dirigentes geralmente também são pais, então eles querem tirar este domingo de folga para ficar com a família.

É verdade, isso faz algum sentido. Por isso, até dá para entender por que Stock Car e as demais categorias do Vicar Tour estão longe das pistas neste fim de semana. O problema é que o dia dos pais na Europa e nos Estados Unidos é comemorado no terceiro domingo de junho.

Com isso, a falta de corridas na Europa só pode ser justificada pelo fim das férias de verão. Como já está chegando o momento de volta às aulas, alguns campeonatos optam por entrar em um breve recesso não só para não perder público, mas também para que o pessoal das equipes e da organização possa aproveitar um pouco a família.

Assim, as principais provas neste fim de semana acontecem nos Estados Unidos. Além da MotoGP, que está em Indianápolis, a Nascar acaba sendo o principal destaque, com a briga pelo Chase entrando nos momentos decisivos. Para nós brasileiros, ainda há a estreia de Nelsinho Piquet, em Watkins Glen, com a pior equipe do grid.

Para podermos acompanharmos o desempenho do brasileiro, também vou colocar aqui na Agenda da Velocidade os resultados dos treinos livres da Nascar neste fim de semana.

Não muito longe de the Glen, em Road America, é a vez de a United Sportscar disputar a corrida que marca o aniversário de um ano da criação do campeonato. Isso porque o circuito de Elkhart Lake recebeu no ano passado, no mesmo fim de semana, tanto a Grand-Am quanto a ALMS, o que marcou simbolicamente o início da fusão entre os dois certames.

Mais uma vez, Christian Fittipaldi – líder do campeonato após o triunfo em Indianápolis –, Oswaldo Negri e Bruno Junqueira são os brasileiros presentes.

Ainda há uma etapa da Adac Masters, na Eslováquia. O dinamarquês Mikkel Jensen é o líder do campeonato e quer ampliar ainda mais a vantagem na tabela de pontos.

Lembrando sempre que conforme as sessões do fim de semana forem acontecendo, eu vou atualizar este post com os resultados. Daí é só você ao blog, clicar nos links na cor laranja ali embaixo e saber de tudo o que aconteceu. Além disso, vale aqui o horário de Brasília.

Christian Fittipaldi lidera a United Sportscar
Christian Fittipaldi lidera a United Sportscar

Agenda do fim de semana:

Sexta-feira, 8 de agosto:
9h20 – Adac Masters – Slovakiaring – treino livre
13h30 – Nascar – Watkins Glen – treino livre 1
17h30 – Nascar – treino livre 2
18h40 – United Sportscar – Road America – treino livre 1

Sábado, 9 de agosto:
5h35 – Adac Masters – classificação
9h30 – Adac Masters – corrida 1
11h15 – United Sportscar – treino livre 2
12h40 – Nascar – classificação
15h33 – Nationwide – Watkins Glen – corrida
17h10 – United Sportscar – treino livre 3
18h20 – United Sportscar – classificação

Domingo, 10 de agosto:
5h40 – Adac Masters – corrida 2
9h30 – Adac Masters – corrida 3
14h18 – Nascar – corrida
15h15 – United Sportscar – corrida