Pietro Fittipaldi venceu mais duas na F-Renault Inglesa
Pietro Fittipaldi venceu mais duas na F-Renault Inglesa

Brands Hatch é um dos circuitos mais difíceis do automobilismo inglês. Por se tratar de um traçado com pouca extensão, desafiador e de alta velocidade, não permite muitas ultrapassagens. Ou seja, ou um piloto é bom mesmo nessa pista, ou ele não terá muitas oportunidades de se recuperar durante uma corrida.

Por isso, é comum de tempos em tempos aparecer algum especialista nesse circuito. Algum piloto que geralmente tem bons resultados nos outros traçados, mas é em Kent que ele sobressai. Só para citar alguns exemplos num passado não muito distante, Max Chilton conquistou a única vitória da carreira na F3 Inglesa nesse autódromo, enquanto Nelsinho Piquet triunfou em cinco das seis provas que disputou no local.

Ainda falando no brasileiro, no tempo em que esteve na Nascar, ele se tornou uma espécie de mentor de Pietro Fittipaldi, ajudando o garoto tanto dentro quanto fora das pistas. Depois disso, Piquet seguiu para o Global Rallycross, enquanto Fittipaldi está na Europa, disputando a F-Renault.

Só que as dicas não devem ter parado mesmo com essa distância. Afinal, nesses dois anos em que está nos monopostos, Pietro encontrou no mesmo Brands Hatch um lugar para ser chamado de favorito.

Entre 2013 e 2014, o neto de Emerson disputou nove provas por lá. Três na temporada regular da F4 Inglesa no ano passado, mais quatro no campeonato de inverno da categoria, além de duas na F-Renault Inglesa neste ano. Os números, similares ao de Piquet, não deixam dúvidas do bom desempenho. Foram três vitórias – a primeira na F4 após trocar a Nascar pelos monopostos e mais duas neste último fim de semana –, um segundo lugar, um terceiro, um quinto, um oitavo e uma volta mais rápida.

As duas conquistas deste fim de semana, aliás, foram parecidas com a varrida em Donington Park. Na primeira bateria, o brasileiro largou na segunda colocação, mas conseguiu ultrapassar o companheiro de equipe Matteo Ferrer ainda na primeira volta para partir para a vitória. Na prova complementar, Pietro saiu na pole e dominou de ponta a ponta. Com isso, agora ele já acumula cinco vitórias seguidas na categoria.

Assim, após três etapas, Fittipaldi soma 238 pontos e detém uma vantagem de 36 para Ferrer. O vencedor de cada corrida marca 32, mas no fim do ano os pilotos podem descartar a rodada em que somaram menos pontos. Ainda faltam três etapas para serem disputadas, com a próxima marcada para os dias 30 e 31 de agosto em Snetterton. A má notícia para Pietro, porém, é que ele não deve mais andar em Brands Hatch se ele deixar o automobilismo inglês e correr no europeu em 2015.

Você pode clicar aqui para ver os resultados de Pietro Fittipaldi pela F-Renault em Brands Hatch, além do que aconteceu nas demais principais categorias.

Veja abaixo um resumo do desempenho do brasileiro no circuito inglês:

Corridas: 9
Vitórias 3 (1 pela F4 Inglesa, 2 na F-Renault Inglesa)
Pódios: 5
Voltas mais rápidas: 1
Pole-position: 1
Abandonos: zero