Tony Kanaan foi o principal piloto da Ganassi nas últimas etapas
Tony Kanaan foi o principal piloto da Ganassi nas últimas etapas

A ida de Tony Kanaan para a Ganassi começa a dar resultado. Depois de um início de altos e baixos, nas últimas quatro corridas o brasileiro vem brigando constantemente pelas primeiras colocações, colocando o carro número 10 no lugar que merece.

Há duas semanas, em Pocono, o baiano foi quem liderou o maior número de voltas, mas acabou fechando em 11º por causa de uma tática equivocada da equipe. Em Iowa, Tony era o primeiro colocaado no fim até ser ultrapassado por Ryan Hunter-Reay e Josef Newgarden, que faziam uso de pneus mais novos nas voltas finais. Agora, em Toronto, Kanaan não brilhou, mas foi extremamente constante com um segundo e um terceiro lugar – depois de ter caído para último logo no começo da segunda bateria.

A vitória ainda não veio, mas o piloto está mostrando que a casa está arrumada.

A transferência de Kanaan da KV para a Ganassi me lembra um pouco da ida de LeBron James do Cleveland para o Miami na NBA. No basquete, o americano teve uma primeira temporada irregular no novo time, pois ainda estava se adaptando à cultura da cidade e ao esquema de jogo. Quando o Miami se tornou um time que jogava para ele, vieram dois títulos e um vice-campeonato em três temporadas.

No caso de Tony, a sombra de Dario Franchitti ainda estava presente no começo, e as atenções obviamente estavam mais concentradas em Scott Dixon, o atual campeão. O brasileiro, porém, pouco a pouco foi trabalhando e conquistou o espaço na esquadra, já sendo dono dos principais resultados nas últimas etapas. Assim, ele vai se tornando o líder do time e construindo uma base sólida para as próximas temporadas.

Helio e Tony no pódio em Toronto
Helio e Tony no pódio em Toronto

Quem também vive um bom momento é Helio Castroneves. Depois de bater na trave em 2013 com o vice-campeonato, o piloto da Penske é o atual líder da tabela com 533 pontos, 13 a mais que o companheiro Will Power. Ryan Hunter-Reay e Simon Pagenaud, um pouco mais atrás, também estão no páreo.

Restando quatro etapas, o retrospecto não é ruim para o paulista. A próxima etapa acontece em Mid-Ohio, onde ele venceu em 2000 e 2001, nas duas primeiras visitas que fez ao local pela Penske. O problema é que nas últimas cinco provas por lá, ele conquistou somente um pódio e três resultados fora do top-10. Power, por outro lado, obteve dois pódios em quatro corridas.

Depois de Mid-Ohio, restam Milwaukee, Sonoma – especialidade do australiano – e Fontana, com a pontuação dobrada. Mas não se engane com uma aparente vantagem de Castroneves por serem duas corridas em ovais. O companheiro é o atual vencedor da etapa californiana e soma uma pole e dois top-5 no oval curto do Wisconsin.

A corrida de Mid-Ohio está marcada para o dia 3 de agosto. Você pode clicar aqui para ver os principais resultados deste fim de semana no automobilismo.