Alemanha x Argentina na GP2

Argentina e Alemanha já se encontraram na GP2
Argentina e Alemanha já se encontraram na GP2

Alemanha e Argentina se enfrentam neste domingo, dia 13, no Maracanã, na grande final da Copa do Mundo de futebol. Essas duas seleções, na verdade, já são velhas conhecidas em decisões. Jogaram em 1986, com os sul-americanos levando a melhor, e em 1990, com os europeus garantindo o tricampeonato.

Fora do futebol, o ano de 2014 também já teve um confronto entre alemães e argentinos no automobilismo. Foi na GP2, com Facu Regalia e Daniel Abt formando a dupla de pilotos da Hilmer, escuderia germânica que conta com apoio da Force India.

O problema é que nas pistas foi um verdadeiro 0x0. Embora o time alemão tenha sido um dos mais velozes da pré-temporada, os dois pilotos decepcionaram nas quatro primeiras etapas do campeonato. Nenhum deles marcou pontos, e o 12º lugar obtido por Abt na Espanha era o melhor resultado.

Regalia, por sua vez, havia abandonado as quatro corridas longas, o que obviamente comprometeu qualquer chance de pontos no domingo. Insatisfeito com essa situação, o atual vice-campeão da GP3 aproveitou a semana que antecedeu ao GP da Inglaterra para anunciar que não iria mais defender a Hilmer.

O argentino alegou que a equipe falhou em dar um carro minimamente competitivo e que estava com um motor menos potente que os adversários. Por isso, não fazia sentido continuar gastando o pouco dinheiro que tinha para correr sem chances de conquistar bons resultados.

Só que a escuderia germânica não gostou nada da reação do piloto. No dia seguinte, a Hilmer enviou um comunicado à imprensa respondendo às acusações de Regalia e dizendo que tinha, sim, um carro competitivo, como foi comprovado durante a pré-temporada. Além disso, o time lembrou que três dos quatros abandonos foram causados por abandonos do piloto, sem qualquer falha mecânica ou dos engenheiros.

A escuderia ainda disse que todos os motores da GP2 são distribuídos por um mesmo fornecedor – a Mechacrome – e criticou a postura de Facundo de só dizer que não ia correr na Inglaterra às vésperas da corrida. Dessa forma, eles não tiveram tempo de negociar com outro competidor e precisaram chamar Jon Lancaster, que havia feito parte do time em 2013, de última hora.

Regalia acabou deixando o time após quatro etapas
Regalia acabou deixando o time após quatro etapas

Mas, afinal, quem tem razão nesse entrevero? Os dois. Não é absurdo dizer que a Hilmer criou falsas expectativas por causa do desempenho na pré-temporada. Mas treinos coletivos são diferentes de corridas. Há diversos exemplos de equipes que escondem o jogo durante o inverno europeu e também do contrário, de quem anda mais leve para marcar tempo.

Durante a temporada, caiu a ficha. A dupla Regalia e Abt era promissora, mas ainda estava atrás das principais esquadras. E a própria Hilmer, mesmo com quatro vitórias no ano passado, nunca deixou de ser um time apenas mediano. É verdade que os dois pilotos tiveram azar no Bahrein e desde então não conseguiram se encontrar.

Aí entra aquela espiral negativa. A falta de resultados pressiona ainda mais os pilotos, que começam a cometer cada vez mais erros. Com isso, mecânicos e engenheiros também passam a estar sujeitos a falhas, já que precisam arrumar alguma solução para a falta de resultados, ainda mais em um ano que o time corre com as cores da Force India.

A saída de Regalia, porém, fez com que a Hilmer vivesse dias melhores. Em Silverstone, Lancaster foi apenas 22º no sábado e 13º no domingo. Já Abt chegou em décimo na corrida principal e marcou o primeiro ponto do time na temporada.

Um comentário sobre “Alemanha x Argentina na GP2

  1. A GP2 a cada dia parece mais com a finada F-3000, os veteranos dominando e o campeão sem conseguir vaga na F1, o Facundo se daria bem melhor se conseguisse um carro na F-Renault 3.5, o bolso ia ficar aliviado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s