Se beber, não dirija

O BTCC vai exigir teste do bafômetro
O BTCC vai exigir teste do bafômetro

Principal categoria de turismo do Reino Unido, o BTCC vai ter uma regra diferente neste fim de semana, ao visitar o circuito de Oulton Park. É que a partir de agora todos os pilotos e fiscais de prova serão obrigados a passar pelo teste do bafômetro logo pela manhã, antes de entrar na pista, tanto no sábado quanto no domingo.

Na verdade, assoprar o aparelho para medir o álcool ingerido não é exatamente uma novidade no esporte a motor. A exemplo do que acontece com o antidoping, alguns pilotos eram sorteados nas etapas e precisavam estar aptos a competir. A diferença agora é que todos os participantes serão obrigados a passar pelo exame e haverá tolerância zero no resultado.

Só que a decisão do BTCC tem um pouco de marketing. Com essa nova medida, a categoria quer evitar que os pilotos corram com o chamado ‘morning after’, a popular ressaca por aqui. E quem já sofreu de ressaca sabe que isso realmente pode ser um perigo.

É que uma pesquisa feita no Reino Unido revelou que o número de acidentes de trânsito causados pela ressaca aumentou de 13% para 21% nos últimos dez anos. Para tentar combater esses números, o BTCC resolveu fazer parte da campanha e não permitir que os pilotos compitam depois de passar a noite bebendo.

Recentemente eu perguntei ao piloto Bruno Bonifacio – que neste fim de semana venceu uma das provas da F-Renault Eurocup em Spa-Francorchamps – se no automobilismo também acontece, assim como no futebol, de algum atleta que vai para a balada e para festa na noite anterior a um treino ou uma corrida.

Sem entregar qualquer colega, ele respondeu que acontece, mas é raro. Afinal, os competidores sabem que o álcool e uma noite mal dormida vão prejudicar o desempenho no dia seguinte, quando estiverem correndo. Aí não faz sentido você encher a cara sabendo que no outro dia vai terminar lá atrás. (Ou no muro).

Como em categorias mais amadoras talvez não haja tanto rigor, é sempre bom que essas medidas de segurança sejam endurecidas.

Aliás, eu fiquei pensando aqui, será que existe ressaca de champanhe no pódio? Aí um piloto ganha duas corridas no sábado, mas no domingo é proibido de correr porque comemorou além de conta… que loucura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s