A varrida de Fittipaldi

Pietro Fittipaldi não encontrou adversários em Donington
Pietro Fittipaldi não encontrou adversários em Donington

Quando um piloto da Nascar vence todas as provas disputadas em uma pista – Sprint, Nationwide e/ou Truck Series – a gente fala que ele varreu o fim de semana. Foi isso que Kyle Busch tentou fazer em Dover. O americano já havia triunfado nas duas categorias de acesso e estava na luta pela vitória na divisão principal, neste domingo, quando abandonou em decorrência de um acidente.

Se Kyle Busch não teve sucesso em Dover, bem longe dali outro piloto teve melhor sorte nessa empreitada. Pietro Fittipaldi não encontrou adversários e varreu a etapa de Donington Park da F-Renault Inglesa, com três triunfos em três corridas.

Em momento algum, o brasileiro pareceu ter enfrentado muitas dificuldades. O trabalho começou no sábado pela manhã, quando conquistou dois segundos e um quarto lugar para os grids de largada.

A primeira bateria também foi disputada no sábado, e o neto de Emerson não decepcionou. Ele tracionou melhor que o pole, Alex Gill, e assumiu a ponta antes da primeira curva. A partir daí, conseguiu abrir 4s para o segundo colocado e cruzou a linha de chegada sem receber qualquer tipo de pressão.

Como Gill se envolveu em uma batalha com Piers Hickin, Pietro aproveitou para se consolidar na primeira posição e ainda marcar a melhor volta da prova – que vale dois pontos – antes de receber a bandeira quadriculada.

A segunda corrida, já neste domingo, pareceu uma repetição da primeira. Fittipaldi novamente tracionou melhor que Gill e pulou para a primeira colocação, conseguindo se distanciar com facilidade do britânico. A diferença é que agora o piloto da Fortec foi capaz de manter o segundo posto e até chegou a diminuir a desvantagem do brasileiro, embora fosse tarde demais.

Com dois triunfos em duas provas, Pietro foi para a corrida mais complicada do fim de semana, já que largava apenas em quarto. Ainda assim, ele não deu mole, mostrou que praticou direito as partidas e antes mesmo do fim da primeira volta já estava em segundo, atrás do companheiro Colin Noble Jr.

O nobre adversário aguentou quatro voltas na ponta, mas não conseguiu segurar Fittipaldi. Uma vez na frente, o brasileiro se distanciou muito do parceiro, mas também não chegou a ser incomodado. Assim, ele recebeu a bandeira quadriculada com uma vantagem de pouco menos de 1s, completando a varrida em Donington.

Com os três triunfos, Pietro assumiu a liderança do campeonato com 174 pontos, 25 a mais que Hickin. Matteo Ferrer, com 144, é o terceiro.

O neto de Emerson já tem quatro vitórias no ano
O neto de Emerson já tem quatro vitórias no ano

Há muito pouco a dizer quando um piloto domina assim uma etapa. É verdade que Pietro compete em uma categoria que não tem um grid muito forte, é um dos mais experientes do grid, está na equipe atual campeã e conta com mais patrocinadores e recursos que todos os outros competidores.

Mas nada disso importa. Quando um piloto tem uma vantagem dessas, a gente espera que ele vença corridas e se coloque na luta pelo campeonato. Foi isso que Fittipaldi fez, mostrando ainda que larga bem, consegue ultrapassar e não é de cometer erros.

Pensando bem, é curioso ver como os brasileiros de famílias famosas estão indo bem 2014. Depois de Pedro Piquet vencer seis corridas seguidas na F3 Brasil, Fittipaldi também está se destacando na Inglaterra e já tem quatro triunfos nesta temporada. Qual deles será que vai terminar com mais vitórias?

Você pode clicar aqui para ver como foram as corridas da F-Renault Inglesa, assim como os principais resultados do fim de semana. A categoria agora faz uma pausa de quase dois meses e volta à pista nos dias 26 e 27 de julho, em Brands Hatch, onde o brasileiro tem um retrospecto positivo.

3 comentários sobre “A varrida de Fittipaldi

  1. Muito legal, por mais que tenha q se relativizar, espero q ele tenha encontrado a linha pra seguir na carreira, depois de rumar pra Europa. É assustador ver como ele é jovem (e pequeno).

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s