O lucro da Marussia em Mônaco

Jules Bianchi chegou em oitavo em Mônaco
Jules Bianchi chegou em oitavo em Mônaco

Jules Bianchi conquistou um resultado histórico para a Marussia neste fim de semana, em Mônaco. Com a nona colocação obtida no Principado, a escuderia russa marcou os primeiros pontos desde que estreou na F1 há quatro temporadas. Essa também foi a primeira vez que um dos times mais novos – Caterham (Lotus), Virgin, HRT e USF1 – completou uma prova no top-10.

Na verdade, Bianchi ainda teve uma ajudinha do novo regulamento deste ano. É que o piloto recebeu a bandeira quadriculada em oitavo, mas foi punido em 5s por ter alinhado para a largada no lugar errado, uma fila na frente. Essa penalização não havia no ano passado. Ou seja, o mínimo que o francês teria tomado, se as regras não tivessem mudado, seria um drive-through.

Claro que isso não tira o mérito do piloto, pelo contrário. Levar o carro da Marussia à oitava colocação é uma façanha notável, mesmo em uma corrida com tantos abandonos.

Para Bianchi, o resultado também é muito importante. Apesar de ter impressionado nas primeiras provas que fez na F1, o piloto já não vinha tendo o mesmo brilho. Embora continuasse como o mais rápido entre as equipes menores, ele já não incomodava os demais carros.

Pior que isso, Max Chilton começou a ganhar cada vez mais espaço. Não que o inglês seja mais rápido ou melhor piloto, mas até hoje ele não abandonou uma corrida na F1. E essa sequência era uma das poucas alegrias da Marussia até este domingo.

Para tentar reverter essa situação, a equipe russa mudou o engenheiro de Bianchi, e o resultado não demorou a aparecer. Com o nono lugar após a punição, o francês agora subiu para a 16ª colocação na tabela de pontos e, mesmo correndo com o time de menor orçamento do grid, está na frente de Pastor Maldonado, Adrian Sutil e Esteban Gutiérrez.

O resultado deve garantir o top-10 da Marussia entre os Construtores
O resultado deve garantir o top-10 da Marussia entre os Construtores

Quem também se beneficiou do desempenho do francês foi a Marussia, obviamente. É que o nono posto de Bianchi em Mônaco praticamente garantiu o time entre os dez primeiros no Mundial de Construtores deste ano, aumentando vertiginosamente a premiação em dinheiro no fim da temporada.

A grana na F1 dada aos times é dividida da seguinte forma. Da premiação total, a Ferrari é a primeira a tirar uma pequena porcentagem antes de qualquer outra equipe. Do dinheiro que resta, ele acaba sendo separado em duas partes iguais. Uma das metades é dividida igualmente entre os dez melhores times na média das últimas três temporadas. Ou seja, para que um time tenha direito a essa quantia, ele precisa terminar no top-10 dos Construtores em dois dos últimos três campeonatos.

A Marussia já foi a décima em 2013, mas não se classificou para ganhar essa bolada devido ao último lugar em 2012 e 2011. Com Bianchi tendo pontuado em Mônaco aliado ao resultado do ano passado, a escuderia passa a ter grandes chances de finalmente poder receber esse dinheiro.

A segunda metade da premiação é dada às equipes conforme o desempenho no campeonato recém-concluído. A décima colocada recebe apenas 4% do total, o que acaba dando uma quantia de cerca de US$ 15 milhões, algo que a Marussia já pôde embolsar no fim de 2013.

Mas o que acontece com os times que ficam fora do top-10? Para eles, há um terceiro prêmio dado pela FOM no valor de US$ 10 milhões.

Quem ficou com esse dinheiro no fim do último campeonato foi a Caterham. Mas mesmo assim a equipe malaia acabou tendo uma receita maior que os russos, uma vez que teve direito tanto à grana dividida igualmente entre as melhores escuderias dos três campeonatos quanto ao prêmio de consolação da FOM.

Mas toda essa conta pode mudar no fim de 2014 graças aos pontos de Bianchi. E vale lembrar que o lucro da Marussia pode aumentar também em 2015 por essas mesmas regras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s