Tanque de Guerra

Renan Guerra venceu na estreia na F3 Brasil - foto de bruno terena/vicar
Renan Guerra venceu na estreia na F3 Brasil – foto de bruno terena/vicar

Quem gosta de automobilismo não teve motivos para reclamar deste fim de semana. Não foram só corridas tradicionais, como o GP de Mônaco e as 500 Milhas de Indianápolis, mas também disputas emocionantes em praticamente todos os circuitos do mundo.

No Brasil não foi diferente. Enquanto a F1 coroou Nico Rosberg no Principado, os aspirantes a estrelas do esporte a motor estiveram em Interlagos para a disputa da quarta etapa da temporada 2014 da F3 Brasil.

Depois de Lukas Moraes ter vencido no sábado de forma dominante, quem brilhou neste domingo foi Renan Guerra. Estreando na categoria substituindo o lesionado Raphael Raucci, o piloto de 24 anos aproveitou todas as oportunidades e saiu com a vitória na segunda corrida da rodada dupla.

Para terminar com a primeira colocação, o piloto da R&R precisou usar a cabeça. É que no fim da prova o motor de Nicholas Silva estourou, jorrando óleo na pista já molhada por causa da chuva. Dessa maneira, todos os pilotos começaram a enfrentar problemas de aderência e foram obrigados a tirar o pé.

Guerra logo percebeu o que estava acontecendo e passou a fazer uma trajetória diferente para evitar os pontos escorregadios. Assim, ele conseguiu ser até 4s por volta mais rápido que qualquer outro carro, o suficiente para tirar a diferença para os líderes e cruzar a linha de chegada na frente.

Embora essa tenha sido a estreia na F3, os monopostos não são novidade para o piloto. Guerra já havia participado – com bom desempenho – dos treinos da USF2000 e da Pro Mazda do programa Road to Indy e competido no MRF Challenge, na Índia, no ano passado, quando lutou por pódios e top-5 contra garotos vindos da GP3, F3 e World Series by Renault.

O piloto também foi destaque no Mercedes Challenge
O piloto também foi destaque no Mercedes Challenge – foto de duda bairros/vicar

Só que a F3 não foi o único desafio do paulista neste fim de semana. Além de substituir Raucci, o piloto ainda disputou a etapa de abertura da renovada Mercedes Challenge ao lado de Fernando Amorim. Ou seja, isso significou que ele teve o dobro do tempo de pista – e o dobro do desgaste – que qualquer outro competidor.

Para ter ideia da agenda apertada, no sábado Renan enfrentou cinco treinos e uma corrida entre as duas categorias, totalizando 3h45min dentro da pista ou nos boxes, participando das atividades e ajudando a acertar os carros.

Todo esse esforço acabou sendo recompensado. Além da vitória na F3, Guerra foi o mais rápido em todos os treinos da Mercedes Challenge – também largando na pole-position – e já havia ponteado um dos ensaios entre os monopostos. A vitória na categoria de turismo, porém, acabou escapando a duas voltas para o final quando Amorim acabou superado por Edson Coelho.

Após o triunfo na F3, perguntei a ele sobre o desgaste físico neste fim de semana de agenda cheia, até porque o andar em um monoposto exige uma preparação diferente – principalmente no pescoço – de um carro de turismo.

Guerra, entretanto, respondeu que não sentiu o cansaço. Como a chuva esteve presente o tempo todo em Interlagos, o piloto explicou que não teve o mesmo desgaste físico que em caso de sol e calor, então pôde completar sem problemas todas as atividades que participou.

Para o restante de 2014, o paulista vai disputar as demais etapas da Mercedes Challenge e deve terminar a temporada do Brasileiro de Turismo, onde ocupa a 15ª colocação após três etapas. Quanto à F3, como Raucci deve retornar na próxima etapa, Guerra não tem mais compromissos marcados no campeonato.

E você aí achando que Kurt Busch foi o único piloto a participar de uma corrida de monopostos e outra de turismo neste fim de semana. E olha que o americano vai voltar para casa sequer tendo subido ao pódio…

Você pode clicar aqui para ver os resultados da etapa de Interlagos da F3 Brasil, além das demais principais categorias do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s