Na mira da F1

Beitske Visser teve uma passagem pelo Red Bull Junior Team
Beitske Visser teve uma passagem pelo Red Bull Junior Team

Há algumas coisas interessantes acontecendo no paddock da F1 nos últimos dias. Com a categoria tendo ficado em Barcelona para mais dois treinos, a Mercedes pôde testar um escapamento para amplificar o som do motor turbo, e a Pirelli teve tempo de avaliar novos compostos na tentativa de tornar um campeonato já dominado pela Mercedes um pouco mais atraente.

Longe da Espanha, quem está nos holofotes é Bernie Ecclestone. O chefão da categoria está enfrentando, na Alemanha, mais um julgamento por causa da acusação de suborno de um banqueiro na venda dos direitos da F1 ao grupo CVC.

E quem não está muito preocupado com a situação de Ecclestone é Pastor Maldonado. Após bater no treino classificatório do GP da Espanha, o venezuelano voltou à pista do único triunfo da carreira na F1 e foi o mais rápido nas atividades desta quarta-feira, dia 14. Para tanto, o sul-americano fez uso do tanque vazio e dos compostos supermacios.

Enquanto se preparava para dar as voltas rápidas, Maldonado aproveitou para receber Beitske Visser, a holandesa que disputa a GP3 pela Hilmer, e explicar um pouco melhor como funciona uma equipe da F1.

Não que a neerlandesa já não conheça como um time da principal categoria do automobilismo mundial trabalhe. Pelo contrário. Desde que trocou o kartismo pelos monopostos, em apenas quatro corridas da carreira a garota não defendeu as cores de uma escuderia da F1.

A pilota começou a carreira na Lotus
A pilota começou a carreira na Lotus

A aventura começou em 2012, quando ela competia pela Lotus na Adac Masters. Só que esse não era exatamente o mesmo time da F1. Naquela época, a montadora Lotus aproveitou a exposição que estava tendo para lançar um plano ambicioso de expansão da marca. Assim, em praticamente todas as categorias do mundo havia um carro patrocinado pela fabricante.

Os planos da montadora, porém, acabaram fracassando. A participação na Indy chegou a ser patética, enquanto pouco a pouco os times das demais categorias foram rompendo relações. Ainda assim, por questão de marketing, a Motopark Academy continuou sendo chamada de Lotus na Adac Masters e na F3 Alemã.

Beitske, aliás, continuou no time em 2013. No entanto, as duas vitórias conquistadas na temporada de estreia chamaram a atenção da Red Bull, que a levou para o Junior Team. Dessa forma, no ano passado, a pilota competiu para uma equipe chamada Lotus, mas com o carro pintado com o layout rubro-taurino.

A holandesa conquistou mais uma vitória, mas o fraco desempenho no geral e ter passado longe da luta pelo título fez com que a Red Bull a dispensasse no fim da temporada.

E defendeu a Hilmer no último fim de semana
E defendeu a Hilmer no último fim de semana

Para 2014, a pilota resolveu confiar em Adrián Valles para retomar o bom momento da carreira. Depois de testar com a escuderia espanhola na F-Renault, ela acabou assinando contrato para disputar a World Series com um carro inteiramente laranja, sendo essa a primeira vez que não teve qualquer ligação com um time de F1.

Mas a ausência cromática durou pouco. No último fim de semana, a pilota disputou a etapa de abertura da GP3, em Barcelona, pela Hilmer. E para este ano o time alemão havia fechado uma parceria com a Force India para a GP2, que acabou expandida também para a categoria menor.

Isso não quer dizer que Beitske tenha sido pilota em desenvolvimento da Lotus e da Force India, apenas que ela competiu com as cores desses times.

Mas como a Lotus tem um histórico de aproveitar pilotos que não deram certo no Red Bull Junior Team – como Alex Albon e Callan O’Keeffe – não será surpresa se ela anunciar algum acordo com o time de Enstone.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s