Treinar ou correr?

Bruno Bonifacio tem quatro pódios em 2014
Bruno Bonifacio tem quatro pódios em 2014

Não é novidade que a F-Renault se tornou a principal categoria para quem está dando os primeiros passos no automobilismo. Com o aumento da popularidade do campeonato, principalmente desde 2011, a montadora francesa vem trabalhando para garantir certo equilíbrio entre as equipes e pilotos mais ricos e os menores.

Uma das medidas adotadas foi colocar limitações para os garotos e garotas que querem disputar mais de um certame da modalidade. Assim, um competidor que queria correr tanto na Eurocup quanto no Norte-Europeu (NEC), por exemplo, é obrigado a abrir mão de metade da pré-temporada e só participar das sessões coletivas de treinos.

Já quem escolher disputar apenas a categoria europeia pode participar de todas as sessões dos testes de inverno, mas só poderá tomar parte de três rodadas dos certames satélites e sem marcar pontos.

Quem viveu as duas situações foi Bruno Bonifacio. No ano passado, o piloto paulista correu tanto na F-Renault Europeia quanto na Alps, tendo fechado esse último com a terceira colocação na classificação final. Para 2014, o brasileiro resolveu mudar de planos e se concentrar apenas no campeonato continental.

Até agora a mudança vem sendo positiva. Bonifacio conquistou dois pódios na abertura da temporada da F-Renault Eurocup, com dois terceiros lugares. Com esses resultados, ele ocupa a segunda colocação na tabela, com 30 pontos, sete a menos que Nyck de Vries, o líder.

O curioso dessa história é que o holandês da McLaren resolveu seguir o caminho contrário. No ano passado, o neerlandês participou apenas do campeonato europeu, mas em 2014 ele está fazendo as duas categorias simultaneamente. E, para ele, a tática também vem dando certo. De Vries disputou seis corridas até agora e venceu cinco.

Tem corrida? Então Nyck De Vries estará lá
Tem corrida? Então Nyck De Vries estará lá

Vendo esses dois casos, fica a dúvida: o que é melhor para um jovem piloto, disputar apenas um campeonato ou correr nas duas categorias, mesmo com todas as sanções? Para tentar chegar a uma resposta, fiz essa pergunta ao próprio Bonifacio.

Obviamente, o piloto da Prema defendeu a escolha de competir neste ano apenas na F-Renault Eurocup, já que pode focar o trabalho em um só certame. (Ele também participou da rodada de abertura da Alps, como convidado, somando dois segundos lugares). Além disso, o brasileiro explicou que há um desgaste mental muito grande em quem escolhe competir nos dois campeonatos.

O interessante é que o cansaço não vem só durante a temporada. É que o trabalho visando ao ano seguinte começa lá pelo fim de outubro e início de novembro, quando as equipes ficam praticamente até o Natal em testes privados, analisando novos competidores, componentes e tentando montar o plantel. E foi justamente nesse período que Bonifacio admitiu ter mais sentido o peso dos meses anteriores.

Eu sempre defendi que o tempo de pista é importante para quem está começando no automobilismo, para perder a ansiedade e ter mais oportunidades de aprender todas as coisas que podem influenciar um fim de semana de corrida. Mas também é bom saber que isso pode comprometer o trabalho para o ano seguinte. Por isso, vai ser interessante acompanhar não só o duelo entre Bonifacio e De Vries na Eurocup, mas também como os dois vão se sair nos testes do fim do ano, quando devem mudar de categoria e dar um novo passo na carreira.

A próxima etapa da F-Renault Eurocup está marcada para os dias 31 de maio e 1º de junho em Spa-Francorchamps.

2 comentários sobre “Treinar ou correr?

  1. E o Felipe Guimarães como está sua carreira? Ano passado ele arrebentou na F3 Brasileira, era bem acima da média dos demais pilotos e agora está na Europa?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s