O pódio mais velho do mundo

Esse foi o pódio de uma categoria de base
Esse foi o pódio de uma categoria de base

As categorias de base no esporte a motor, de uma forma geral, servem para desenvolver os jovens pilotos e lhes ensinar o necessário para alcançar a F1 ou outra das principais categorias do automobilismo mundial.

Claro que sempre há exceções. Nada impede, por exemplo, que um certame seja usado por alguém mais velho, mas que também esteja dando os primeiros passos no esporte. E isso é bem justo. Afinal, alguns competidores – os gentleman drivers – entendem que é perigoso começar a carreira em um carro mais rápido sem antes ter guiado Renaults e F3.

Assim, não existe uma idade certa para começar no automobilismo, embora para quem queira chegar à F1 é interessante começar aos 15, atingir a F3 aos 18 e competir na principal categoria com 21 ou 22. Mas as coisas nem sempre saem dessa maneira.

Um desses pontos fora da curva foi a primeira corrida da temporada 2014 da Auto GP, disputada no último fim de semana em Marrakesh.

É verdade que o certame não vive os melhores dias. Depois de revelar nomes como Adrian Quaife-Hobbs, Sergey Sirotkin, Vitaly Petrov, Kevin Ceccon e Rio Haryanto, além de servir como base para Romain Grosejan após a primeira passagem frustrada pela F1, a Auto GP teve apenas 13 carros na abertura do campeonato no Marrocos.

E isso ajudou o resultado não ser tão ortodoxo. Como Marrakesh é uma pista de rua de alta velocidade, os acidentes são sempre comuns. Logo no começo da prova, Kevin Giovesi e Tamas Pal Kiss bateram quando estavam disputando a liderança. Pouco tempo depois, tanto Francesco Dracone quanto Sergio Campana deixaram a corrida por danificar a suspensão do carro em contatos com o muro.

O drama ainda continuou com o problema mecânico do eslovaco Richard Gonda e seguiu até a última volta, quando Markus Pommer e Andrea Roda bateram na luta pelo segundo lugar.

Quem se aproveitou de todos esses acidentes foi Kimiya Sato. O nipônico – que não tem parentesco com o piloto da Indy – assumiu a ponta da prova após a batida entre Giovesi e Pal Kiss para não perder mais. Como os demais concorrentes também abandonaram a disputa, ele pôde receber a bandeira quadriculada com uma vantagem de 12s para Michele La Rosa.

Kimiya Sato ficou com a vitória no Marrocos
Kimiya Sato ficou com a vitória no Marrocos

Aos 24 anos de idade, Sato não é o piloto mais jovem em uma categoria de base. Mas se levarmos em conta que geralmente os japoneses costumam fazer a carreira na Ásia antes de se aventurar na Europa e o envelhecimento do grid da GP2, então é normal que ele esteja competindo na Auto GP.

O problema foram os demais representantes do top-3. Segundo colocado no Marrocos, aos 33 anos, La Rosa até se enquadra naquela situação inicial, do veterano que usa as categorias de base para ganhar experiência. Com recursos, o italiano começou a carreira há apenas três anos, tendo disputado até agora a própria Auto GP e a Boss GP – um campeonato estilo força-livre para carros das décadas de 1990 e 2000 da F1 e de certames menores.

Já o terceiro colocado foi um pouco mais além. Aos 48 anos, Guiseppe Cipriani conquistou o primeiro pódio da carreira ao terminar a prova 35s atrás de Sato.

Cipriani, na verdade, não é um desconhecido no automobilismo. Ele começou a carreira no fim da década de 1980, disputando a Barber Pro e a F3 Italiana, mas acabou abandonando as pistas para comandar redes de hotéis e restaurantes de luxo. Com o sucesso nos negócios, ele resolveu voltar ao esporte em 2008. Primeiro competindo pela F-Palmer Audi e, depois da extinção desse campeonato, na própria Auto GP.

Como resultado, o pódio formado por Sato, La Rosa e Cipriani teve média de idade de 35 anos, o que já significaria um piloto em fim de carreira em alguns campeonatos profissionais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s