Treinos da F3 Europeia no Red Bull Ring

Max Verstappen dominou na Áustria
Max Verstappen dominou na Áustria

A F3 Europeia já vive a expectativa para o início da temporada 2014. Com o campeonato começando no próximo fim de semana, em Silverstone, as equipes aproveitaram para se reunir no Red Bull Ring, na Áustria, para os dois últimos dias de treinos da pré-temporada e deixar tudo em ordem antes da etapa de abertura.

É claro que os treinos de inverno – primavera agora – nunca são uma indicação clara do que pode acontecer no campeonato. No entanto, já dá para chegar a uma conclusão: Max Verstappen é um nome que veio para ficar.

Estreando nos monopostos e dono de um currículo recheado de títulos no kartismo, o holandês de apenas 16 anos foi o mais rápido na Áustria ao marcar 1min23s690. É verdade que esse tempo veio apenas na tarde do segundo dia, mas o neerlandês esteve sempre entre os três primeiros nas demais sessões, tirando quando sofreu um pequeno problema na tarde do primeiro dia.

Como eu já havia dito após os testes na Hungria, não há duvidas de que Max é um bom piloto, mas é preciso ver como ele vai se sair durante o campeonato. No ano passado, a equipe Van Amersfoort já havia se destacado nos treinos coletivos com Sven Müller e André Rudersdorf, mas o máximo que alcançaram nas disputas foi um único terceiro lugar.

Se ainda há alguma interrogação quanto ao desempenho de Verstappen quando for para valer, o mesmo não poder ser dito da Carlin. A tradicional equipe inglesa vem mostrando que é uma das principais forças da nova temporada da F3 Europeia ao colocar cinco carros entre os seis primeiros colocados.

Quem ficou com o segundo lugar foi o bom Antonio Giovinazzi. O italiano encerrou os treinos com uma desvantagem de apenas 0s242 para Verstappen, mas também foi presença constante no top-3 durante todas as sessões. Companheiro de Giovinazzi no time B da Carlin, Tom Blomqvist ficou em terceiro, tendo liderado a segunda manhã de treinos.

Na sequência apareceram Ed Jones, Jake Dennis e Jordan King. Quem também ficou contente com o resultado dos treinos na Áustria foi a Volkswagen. Afinal, no ano que estreiam os novos motores da categoria, a montadora alemã equipou os carros dos seis primeiros colocados.

Jake Dennis é um dos pilotos da Carlin neste ano. Mesmo com as cores da Footwork
Jake Dennis é um dos pilotos da Carlin neste ano. Mesmo com as cores da Footwork

Coube a Antonio Fuoco quebrar essa sequência. Ainda cercado de incertezas por causa do desempenho inconstante na pré-temporada e da pouca experiência, o representante da Academia da Ferrari colocou o carro da Prema com motor Mercedes na sétima colocação, conquistando um resultado que dá moral para o início do campeonato.

Hiperveterano, Felix Rosenqvist foi o oitavo, seguido por Mitch Gilbert, da Fortec, e Riccardo Agostini. O italiano, aliás, foi o mais rápido na primeira sessão de treinos.

Único brasileiro no campeonato, Felipe Guimarães terminou com o 18º tempo na classificação geral. O curioso é que o brasileiro ficou em 14º nas outras três sessões, mas acabou perdendo quatro posições quando a pista estava em melhores condições. Obviamente, esse não é um resultado que preocupa, pois mostra que o equipamento tem potencial, e só precisa acertar tudo.

Entre os demais concorrentes, valem dois destaques. O primeiro é Felix Serralles. Apesar de ter ficado apenas em 22º, o porto-riquenho foi o mais veloz do primeiro dia. O desempenho inconstante pode ser consequência da estreia da West-Tec no certame. No entanto, é bom ficarmos de olho, já que o garoto conta com apoio da Mercedes e com o engenheiro-mago Mick Kouros, responsável pelos ótimos resultados recentes da Fortec.

Por fim, a Renault resolveu colocar Marco Sorensen para treinar no lugar de Óscar Tunjo e tentar descobrir a origem da falta de desempenho nos treinos. O problema é que o dinamarquês foi apenas o 25º na classificação geral, deixando o pessoal da montadora francesa preocupado nesse retorno à F3.

Claro que é preciso dar um desconto, já que a equipe Signature está voltando ao certame após alguns anos se dedicando apenas ao endurance, mas ao que tudo indica esse começo de 2014 será complicado para eles.

Confira os tempos no Red Bull Ring:

temposrbr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s