Lotus F1 Junior Team 2014

A Lotus apresentou os nove pilotos do F1 Junior Team
A Lotus apresentou os nove pilotos do F1 Junior Team

Não foi exatamente uma novidade, mas a Lotus confirmou nesta quarta-feira, dia 2, os nove pilotos que vão integrar o F1 Junior Team da escuderia em 2014. Com relação ao ano passado, o programa perdeu Marco Sorensen – que foi promovido à vaga de reserva da equipe na F1 –, mas manteve os demais seis participantes.

Assim, Marlon Stockinger, Alex Fontana, Alex Albon, Óscar Tunjo, Esteban Ocon e Dorian Boccolacci retornam para mais um ano defendendo as cores aurinegras, enquanto o programa ainda ganhou o reforço de Callan O’Keeffe – vindo da Red Bull –, além de Gregor Ramsay e do kartista Juan Manuel Correa.

Levando em conta que Sorensen ainda vai estar por perto, já que o dinamarquês vai disputar a World Series by Renault pela Lotus Charouz, o plantel de 2014 não deixa de ser uma evolução, até mesmo pelo desenvolvimento que os garotos tiveram nos últimos 12 meses.

E é justamente essa a força da nova escalação. Ao contrário de 2012, quando o F1 Junior Team tinha estrelas das categorias de base – como Richie Stanaway, Kevin Korjus e o já citado Sorensen –, dessa vez a aposta da escuderia inglesa é fazer com que os atuais integrantes se transformem em grandes nomes do esporte.

No ano passado, isso deu certo. Dispensando pela Red Bull depois de não pontuar na estreia na F-Renault Europeia, Alex Albon se tornou presença constante entre os primeiros colocados, conquistando uma pole-position, na Áustria, e perdendo a vitória na mesma prova em decorrência de uma punição por ter queimado a largada. Na pré-temporada de 2014, o britânico de origem tailandesa novamente esteve entre os mais rápidos.

Já Esteban Ocon e Dorian Boccolacci puderam confirmar as expectativas. Se ambos chegaram muito jovens à Lotus, em 2012, agora um está prestes a estrear na F3 Europeia depois do terceiro lugar na sempre competitiva F-Renault Europeia e o outro vai correr na F4 Francesa tendo acrescentado ao currículo diversos títulos no kart.

Callan O'Keeffe é um dos reforços da Lotus
Callan O’Keeffe é um dos reforços da Lotus

E é desse tipo de desempenho que o Junior Team da Lotus precisa neste ano. Já está na hora de Alex Fontana ir além do 17º lugar na GP3. Óscar Tunjo se mostrou alguém constantemente rápido, mas foram 44 corridas de F-Renault e apenas uma vitória. E Marlon Stockinger não passou do sétimo lugar na estreia na World Series by Renault.

Isso sem falar em Callan O’Keeffe, que repete os passos de Albon e recebe uma chance em Enstone após ser dispensado pela Red Bull, e Gregor Ramsay, de apenas 17 anos, que não conseguiu manter o status de promessa da época do kartismo.

É verdade que os programas de desenvolvimento de pilotos servem justamente para isso: dar as condições de talentos do esporte chegarem ao nível de competir na F1 e nos demais grandes campeonatos do mundo.

Contudo, há desenvolvimento e desenvolvimento. Uma coisa é fazer como a Lotus e pegar pilotos medianos ou em baixa e ensinar o que eles precisam. Outra é seguir o caminho de Williams e McLaren, por exemplo, que selecionaram a dedo os integrantes dos programas e agora colhem bons resultados com Valtteri Bottas e Kevin Magnussen, respectivamente, na F1.

E tudo isso sem falar no número de nove garotos no Lotus F1 Junior Team. Para uma equipe que precisa de pagantes na principal categoria do automobilismo mundial para fechar o orçamento, será que algum deles realmente vai ter alguma chance? Nessas horas, a impressão que passa é o famoso atirar para todos os lados e ver se descobrem algum supertalento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s