Treinos da F-Renault em Jerez

Bruno Bonifacio dominou os testes em Jerez
Bruno Bonifacio dominou os testes em Jerez

Um das principais categorias de base do automobilismo mundial, a F-Renault Europeia já vive a expectativa do começo da temporada 2014. Com o início marcado para o dia 26 de abril, em Aragón, as equipes se reuniram na última semana, em Jerez de la Frontera, para os dois últimos dias da pré-temporada.

E quem pôde comemorar o ensaio final foi Bruno Bonifácio. Prestes a iniciar o segundo ano na categoria, o brasileiro fez valer o bom equipamento da Prema e terminou com o melhor do tempo dos treinos ao cravar 1min39s708 logo na primeira sessão.

Na verdade, os treinos em Jerez foram conturbados. Como as condições da pista pioraram entre a primeira e a segunda sessão, algumas equipes resolveram fazer simulação de corridas e a chuva deu as caras no segundo dia, a marca obtida por Bonifácio jamais foi superada. Isso, no entanto, não significa que o brasileiro não esteve rápido. Durante a tarde do primeiro dia de treinos, ele voltou a ocupar a primeira colocação ao desbancar o companheiro de equipe Dennis Olsen, mesmo depois de ter chamado uma das bandeiras vermelhas.

Com a maioria dos pilotos tendo obtido o melhor tempo na primeira sessão de pista, Kevin Jörg terminou em segundo, apenas 0s007 atrás de Bruno. Também iniciando a segunda temporada na categoria, o suíço tenta levar equipe de Josef Kaufmann – campeã com Robin Frijns e Stoffel Vandoorne – de volta aos tempos gloriosos.

Vencedor da F4 Francesa no ano passado, Anthoine Hubert fechou a pré-temporada de altos e baixos em terceiro. O garoto foi rápido nas atividades em Paul Ricard e em Jerez, mas não andou tão bem em Aragón. De qualquer forma, ele teve um déficit de apenas 0s141, se consolidando como o melhor novato nos dois dias de treino.

Outro piloto vindo da F4 Francesa, Matevos Isaakyan voltou a brilhar. Embora não tenha sido tão rápido quanto Hubert, o russo de apenas 15 anos conseguiu a quarta colocação e vem mostando que é um daqueles nomes para acompanharmos com mais atenção.

George Russell foi o mais veloz no último dia de treinos
George Russell foi o mais veloz no último dia de treinos

Mais rápido debaixo de chuva, Alex Albon colocou o carro da KTR em quinto, seguido de perto pelo atual campeão da F-Renault Norte-Europeia, Matt Parry. Olsen, na segunda máquina da Prema, foi o sétimo. Stein Schothorst e Andrea Pizzitola vieram na sequência. Os dois pilotos têm como tarefa em 2014 substituir Oliver Rowland na Manor MP, mas, pelo que mostraram até agora, a equipe anglo-holandesa terá que trabalhar até o início da temporada.

Depois de ser anunciado pela Prema para 2014, George Russell resolveu se mudar para a Koiranen de última hora, fazendo a estreia pela nova equipe em Jerez. E a novidade vem dando certo para o novato. Prestes a estrear nos monopostos após anos de destaque no kartismo, o inglês terminou em décimo, mas tendo feito o melhor tempo com a pista secando.

O desempenho de Russell, no entanto, merece uma observação. É verdade que ele liderou a última sessão de treinos com uma vantagem de 0s8 para Max Verstappen. No entanto, além das condições complicadas da pista, as demais equipes estavam mais preocupadas em avaliar o rendimento do equipamento em condições de corrida e, consequentemente, não buscavam fazer tempos rápidos. Por isso, Russell e Verstappen – entre outros – tiveram o caminho livre para terminar na frente.

Ainda falando no holandês, o filho do ex-piloto de F1 foi uma das novidades da sessão de olho em acumular o máximo de quilometragem possível antes da estreia na F3 Europeia.

Quem também estreou em uma nova casa em Jerez foi Andrew Tang. Atual campeão da Toyota Racing Series, o piloto de Cingapura trocou a Jenzer pela Prema e finalizou com a 19ª colocação no combinado. O garoto, porém, ainda busca a liberação do serviço militar obrigatório no país asiático para que possa dar prosseguimento à carreira no automobilismo.

Confira os tempos combinados em Jerez:

temposjerez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s