Deu Volvo na Austrália
Deu Volvo na Austrália

Não foi apenas Nico Rosberg que conquistou uma importante vitória na Austrália neste fim de semana. Pouco antes da corrida da F1, a V8 Supercars realizou a preliminar com uma série de quatro corridas no Albert Park, que não vale pontos para o campeonato.

Quem parecia que ia dominar era Shane van Gisbergen. Um dos pilotos mais populares do grid, o neozelandês assumiu a liderança na primeira das quatro provas logo na largada e venceu três vezes seguidas praticamente de ponta a ponta e chegando à decisão como favorito absoluto.

Pelo regulamento desse evento extra, as três primeiras corridas serviam para definir o grid da última prova. O vencedor dessa última disputa se sagraria campeão independentemente do resultado nas demais baterias.

Para o azar de Van Gisbergen, o piloto não só foi ultrapassado por Fabian Coulthard na largada da última prova, mas viu o Holden de número 97 deixar a disputa em decorrência de uma quebra mecânica.

Quem se aproveitou dessa infelicidade foi o também neozelandês Scott McLaughlin. O piloto de apenas 20 anos de idade herdou a segunda colocação e conseguiu ultrapassar Coulthard no duelo pela ponta. Depois, mesmo com a intervenção do safety-car, o garoto conseguiu segurar Craig Lowndes para ficar com a vitória.

O resultado foi importante porque marcou a primeira vitória da Volvo na V8 Supercars. A marca sueca estreou no certame em 2014 e logo no segundo evento do ano já conseguiu subir no degrau mais alto do pódio.

Essa também foi a primeira vitória da Volvo na Austrália desde 1999, quando Jim Richards venceu a última etapa do Campeonato Australiano de Turismo (ASTCC), antecessor da V8 Supercars.

O triunfo da Volvo também joga a pressão para Mercedes e Nissan. As duas fábricas se juntaram ao certame do ano passado, mas – apesar de um único triunfo isolado dos nipônicos – jamais chegaram perto de serem competitivas, mesmo se aproveitando de estruturas vitoriosas, como as das equipes Erebus e Kelly.

A V8 Supercars volta à pista nos dias 29 e 30 de março em Symmons Plains para a segunda etapa de 2014.