
Não demorou para a Nascar começar a colher os frutos da mudança de regulamento em 2014. Com um pacote de regras que dá maior ênfase às vitórias, a corrida Las Vegas, disputada neste domingo, dia 9, deixou de ser apenas uma competição para ver quem marcava mais pontos e se tornou uma briga feroz pelo primeiro lugar.
Durante a prova, Kevin Harvick, Jimmie Johnson e Kyle Busch se colocaram como principais candidatos à vitória. No entanto, nenhum deles foi capaz de chegar ao momento decisivo brigando pela primeira colocação. Enquanto o piloto da Stewart-Haas precisou abandonar com um problema no eixo dianteiro, os outros dois foram vencidos por estratégias mais eficientes de Dale Earnhardt Jr e Brad Keselowski.
Talvez inspirado pelos cassinos de Las Vegas, quem resolveu apostar primeiro foi o piloto da Penske. Como as bandeiras amarelas se tornaram comuns na metade final da prova, Keselowski acabou optando por arriscar uma janela diferente de paradas, o que significou assumir a liderança quando todos fizeram o pit-stop, mas realizar a troca de pneus e o reabastecimento em bandeira verde.
O risco deu resultado, e o campeão de 2012 teve sorte de uma bandeira amarela ser acionada mais tarde, quando precisava voltar aos boxes. Assim, ele pôde voltar ao ciclo de paradas dos demais carros. A partir daí, foi fazer valer o forte desempenho do equipamento da Ford para desafiar Dale Jr pela primeira posição.
O piloto mais popular da categoria também resolveu ir para o tudo ou nada. Praticamente garantido no Chase por causa da vitória em Daytona, Earnhardt decidiu estender um stint para tentar fazer uma parada a menos, o que o promoveu à liderança quando a última bandeira amarela apareceu.

Só que Dale Jr acabou ficando pelo meio do caminho. Na última volta, o americano teve uma pane seca assim que entrou na reta oposta, permitindo que Keselowski assumisse a ponta, recebesse a bandeira quadriculada na frente e praticamente selasse o retorno aos playoffs depois de ficar de fora no ano passado.
É claro que todo piloto entra em uma corrida para vencer. Mas a necessidade de terminar na frente no novo regulamento da Nascar – em detrimento de um segundo lugar pouco atrativo – fez com Earnhardt Jr e a equipe Hendrick optassem por acelerar até o fim o que permitiu esse fim de prova emocionante.
Se fosse no regulamento do ano passado, em que a consistência era mais importante, Dale Jr poderia escolher poupar combustível nas voltas, deixar Keselowski passar, e teríamos apenas mais uma corrida como tantas outras. Afinal, o piloto teve sorte a pane seca ser na metade final da última volta. Se tivesse ocorrido antes, sempre haveria o risco de perder mais posições, que, nunca se sabe, poderiam custar a ida ao Chase em setembro.
Em tempo: Paul Menard foi um dos destaques do domingo. O piloto da Richard Childress chegou a liderar algumas voltas, mas acabou ficando para trás junto com Kyle Busch e Johnson. O curioso dessa história toda é que ele corria o risco de nem participar da corrida, pois a esposa está esperando um bebê. Ou seja, já pensou se a criança tivesse nascido? Nessa situação, o atual campeão da Truck Series, Matt Crafton, assumiria o carro e teria uma chance real de vitória justamente na estreia na principal divisão da categoria.