Treinos da F-Renault em Paul Ricard

Nyck De Vries liderou na França
Nyck De Vries liderou na França

Uma das categorias mais competitivas do mundo, a F-Renault Eurocup voltou à pista nesta semana para mais dois dias de treinos coletivos, no circuito de Paul Ricard, na França. É verdade que esses testes de inverno não revelam exatamente o que pode acontecer no campeonato, mas já é uma boa indicação do que poderemos ver na pista.

Ou então do que não poderemos ver. Ausente nos treinos do mês passado em Aragón, Max Verstappen não fará parte da F-Renault em 2014. O holandês que brilhou no kartismo nos últimos três anos acertou com a equipe Van Amersfoort e fará a estreia nos monopostos já na F3 Europeia.

Apesar de Verstappen ter ignorado a categoria menor, a Holanda teve bons motivos para comemorar o resultado de Paul Ricard. É que coube a Nyck de Vries, da McLaren, dominar as atividades.

Depois de duas temporadas de altos e baixos no certame, o garoto vem mostrando que fará de tudo para conquistar o título em 2014 e recuperar o status de promessa do automobilismo. O primeiro sinal de que isso será possível veio na última sexta-feira, quando o piloto quebrou o recorde da categoria no circuito francês ao cravar 2min03s021.

Além de comandar os treinos na manhã do segundo dia de atividades, De Vries já havia liderado na primeira sessão de pista, na quinta.

Bruno Bonifácio foi o mais veloz da quinta-feira
Bruno Bonifácio foi o mais veloz da quinta-feira

Com esse resultado, o piloto terminou os dois dias de treino com o melhor tempo no combinado com uma vantagem de 0s180 para Anthoine Hubert, da Tech 1. O gaulês, aliás, tenta acabar com uma maldição em 2014, já que desde Stoffel Vandoorne o campeão da F4 Francesa não conquista bons resultados na carreira na Europa.

Mais rápido em Aragón, Alex Albon ficou com o terceiro lugar na soma dos tempos com a marca obtida na sexta-feira pela manhã. Rival de De Vries no kartismo, o britânico de origem tailandesa está disposto a mais uma vez complicar a vida do ex-colega. Com o carro da ART Junior, Levin Amweg obteve uma boa quarta posição.

Estreando na categoria neste ano, Dennis Olsen colocou o carro da Prema em quinto graças ao tempo obtido na última sessão. O norueguês foi superado pelo companheiro Bruno Bonifacio nas outras três idas à pista – chegando a tomar 1s –, mas pouco a pouco conseguiu reduzir a vantagem até fazer a ultrapassagem.

O brasileiro, porém, não precisa ficar chateado. Bonifacio foi o mais rápido no primeiro dia de atividades, ao vencer De Vries por apenas 0s004. O piloto da Prema chegou a marcar o recorde da pista, mas acabou superado pelo adversário neerlandês.

Com a experiência de quem já conhece as pistas do calendário e com o bom desempenho nesta pré-temporada, o brasileiro está se colocando em posição de brigar por bons resultados – até pódios e vitórias – em 2014.

Victor Franzoni apareceu de surpresa
Victor Franzoni apareceu de surpresa

Ignazio D’Agosto, no segundo carro da Koiranen, foi o sétimo, seguido por Egor Orudzhev, Aurelien Panis Kevin Jörg. Destaque também para Beitske Visser, com o 11º tempo. A ex-pilota do programa da Red Bull parece estar dando a volta por cima na carreira e vem conseguindo resultados positivos com a AVF.

O treino em Paul Ricard ainda contou com a participação de outro brasileiro. Já fechado para correr nos Estados Unidos, Victor Franzoni andou pela China BRT by JCS e completou com a 20ª colocação na classificação geral, tendo sido o 14º mais veloz no primeiro dia de treinos. Para quem estava afastado da categoria e andando com uma equipe nova, não deixa de ser um bom resultado.

Franzoni, aliás, conseguiu ir 0s2 mais veloz que o companheiro de equipe o badalado Matheò Tuscher, que volta ao automobilismo depois de conquistar o vice-campeonato da F2 em 2012. O outro veterano na sessão foi Yannick Mettler, que passou os dois últimos campeonatos na F3 Alemã.

Não foi apenas a F-Renault Europeia que esteve na pista na última semana. Não tão longe da França, algumas equipes da versão Alps do certame estiveram em Monza para um dia de atividades coletivas. Koiranen e AVF, aliás, precisaram dividir os funcionários em duas frentes, já que participaram de ambas as sessões.

E quem levou a melhor nos testes na Itália foi Kuba Dalewski, da Euronova. O polonês marcou 1min49s480 e superou o promissor russo Matevos Isaakyan por 0s204. Atual campeão da F4 Inglesa, Jake Hughes registrou o terceiro melhor tempo, seguido por Alessio Rovera e Roy Geerts, respectivamente vencedores da F-Abarth e da F-Renault 1.6 no ano passado. Você pode clicar aqui para ver o resultado completo de Monza.

A F-Renault Europeia volta à pista agora nos dias 17 e 18 de março, em Barcelona.

Confira os tempos combinados da F-Renault em Paul Ricard:

tempos lecastellet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s