7up

Scott Speed será piloto da Andretti em 2014
Scott Speed será piloto da Andretti em 2014

Houve uma época em que participar da F1 era muito mais fácil. Bastava construir um carro mais ou menos eficiente, arrumar um motor que nem precisava ser o mais atual e, para pagar tudo isso, fechar um acordo com alguma empresa que ia bem nos negócios e estava disposta a estampar a marca nas principais pistas do mundo.

Resumindo um pouco, foi isso o que a Jordan fez para disputar a temporada 1991 da F1. Depois de passar por campeonatos menores, como a F3 Inglesa e a F3000, o time irlandês decidiu se mudar para a principal categoria do automobilismo mundial.

Para a nova empreitada, a escuderia contratou Andrew Green e Gary Anderson para construir o Jordan 191, um carro para lá de confiável. O motor era um Ford V8, de uma geração anterior ao usado pela Benetton, e bancando tudo estava a marca de refrigerantes 7up.

A receita deu certo. Em apenas cinco corridas, do GP do Canadá ao GP da Alemanha, o time terminou sete vezes na zona de pontuação, marcando 13 pontos, o suficiente para completar o ano na quinta posição no Mundial de Construtores. No entanto, o 191 ficou mais conhecido por ter sido o primeiro carro pilotado por Michael Schumacher na F1, com o alemão tendo substituído Bertrand Gachot no GP da Bélgica.

Depois disso, a Jordan seguiu na F1 até 2005 e acabou vendida à Midland, em uma época em que pra permanecer na categoria não bastava mais seguir a receita original de 1991.

Foto de Herrick, licensa Creative Commons
A 7up de Schumacher

Contudo, esse não foi o fim da história da 7up no esporte a motor. Em 2014, será possível matar a saudades da marca de refrigerantes nas pistas. De volta ao automobilismo, a 7up anunciou na última semana que será a principal patrocinadora de Scott Speed na Andretti, para a disputa do Global Rallycross.

A escuderia de Michael Andretti estreia no campeonato nesta temporada como equipe de fábrica da Volkswagen e vai alinhar dois Fuscas neste ano. Um para o ex-piloto de F1 e outro para Tanner Foust, apresentador da versão norte-americana do programa Top Gear.

Embora não dê para comparar o Global Rallycross com a F1, é sempre bom ver algumas marcas icônicas voltando ao esporte a motor. Mas todo mundos sabe que o principal momento da 7up no esporte foi patrocinador o Botafogo no título brasileiro de futebol em 1995, a única conquista da equipe desde 1910.

P.S.: Você sabia que a 7up continua no mercado aqui no Brasil? Ela mudou de nome na última década devido a uma mudança na fórmula e agora se chama H2OH.

3 comentários sobre “7up

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s