
Houve uma época em que participar da F1 era muito mais fácil. Bastava construir um carro mais ou menos eficiente, arrumar um motor que nem precisava ser o mais atual e, para pagar tudo isso, fechar um acordo com alguma empresa que ia bem nos negócios e estava disposta a estampar a marca nas principais pistas do mundo.
Resumindo um pouco, foi isso o que a Jordan fez para disputar a temporada 1991 da F1. Depois de passar por campeonatos menores, como a F3 Inglesa e a F3000, o time irlandês decidiu se mudar para a principal categoria do automobilismo mundial.
Para a nova empreitada, a escuderia contratou Andrew Green e Gary Anderson para construir o Jordan 191, um carro para lá de confiável. O motor era um Ford V8, de uma geração anterior ao usado pela Benetton, e bancando tudo estava a marca de refrigerantes 7up.
A receita deu certo. Em apenas cinco corridas, do GP do Canadá ao GP da Alemanha, o time terminou sete vezes na zona de pontuação, marcando 13 pontos, o suficiente para completar o ano na quinta posição no Mundial de Construtores. No entanto, o 191 ficou mais conhecido por ter sido o primeiro carro pilotado por Michael Schumacher na F1, com o alemão tendo substituído Bertrand Gachot no GP da Bélgica.
Depois disso, a Jordan seguiu na F1 até 2005 e acabou vendida à Midland, em uma época em que pra permanecer na categoria não bastava mais seguir a receita original de 1991.

Contudo, esse não foi o fim da história da 7up no esporte a motor. Em 2014, será possível matar a saudades da marca de refrigerantes nas pistas. De volta ao automobilismo, a 7up anunciou na última semana que será a principal patrocinadora de Scott Speed na Andretti, para a disputa do Global Rallycross.
A escuderia de Michael Andretti estreia no campeonato nesta temporada como equipe de fábrica da Volkswagen e vai alinhar dois Fuscas neste ano. Um para o ex-piloto de F1 e outro para Tanner Foust, apresentador da versão norte-americana do programa Top Gear.
Embora não dê para comparar o Global Rallycross com a F1, é sempre bom ver algumas marcas icônicas voltando ao esporte a motor. Mas todo mundos sabe que o principal momento da 7up no esporte foi patrocinador o Botafogo no título brasileiro de futebol em 1995, a única conquista da equipe desde 1910.
P.S.: Você sabia que a 7up continua no mercado aqui no Brasil? Ela mudou de nome na última década devido a uma mudança na fórmula e agora se chama H2OH.
hahaha vou querer ver o Tanner pilotando de verdade.
CurtirCurtir
Jovem,
Primeiro a Jordan foi vendida à Midland para depois ser Spyker e posteriormente Force India!
Abs.
CurtirCurtir
Verdade, obrigado pela correção!
CurtirCurtir