Novos carros da F1 2014 – Marussia MR03

F1 Marussia 2014 MR03
O novo carro da Marussia também camuflou o dedo no bico

A quinta-feira, dia 30, em Jerez de la Frontera foi bastante movimentada no terceiro dia de treinos coletivos da F1. Enquanto a Red Bull já empacotou as coisas e resolveu voltar à fábrica de Milton Keynes para tentar corrigir os problemas no carro, quem apareceu na pista espanhola foi a Marussia.

Por causa de uma falha técnica de última hora, o time russo foi obrigado a perder dois dias de atividades. E é claro que essa situação também levou a piadas do tipo “o carro é tão ruim que levou dois dias para chegar” ou então “a culpa foi de Max Chilton, que pediu para guiar o caminhão da equipe.”

Entretanto, a Marussia entende melhor do que ninguém que o mais importante nesse começo de trabalho é a confiabilidade do equipamento, e não apenas o desempenho. A maior prova disso é que o time viu Chilton terminar todas as provas do ano passado – o único piloto do grid a fazer isso – e sabe que os primeiros dias de testes são fundamentais para resolver pequenos problemas e poder, ao menos, repetir essa performance.

Por isso, o time não perdeu tempo e não fez uma apresentação formal do MR03. Pelo contrário, o bólido foi logo à pista nesta quinta com o piloto britânico.

E, apesar desse rápido primeiro contato diante das câmeras, algumas das soluções da Marussia para a nova temporada da f1 já puderam ser vistas.

Assim como a maior parte do grid, a equipe russa traz aquele dedo na frente do bico do carro para se chegar à altura de 18,5 cm determinada pelo regulamento. No entanto, como toda a parte da frente do MR03 é bastante sólida, a equipe conseguiu fazer o dedo curto, o comprometendo ao mínimo a passagem do ar. A cor preta ainda serve para esconder ainda mais o apêndice.

F1 Marussia 2014 MR03
Esteticamente, o formato da nova Marussia é bem bonito

O curioso da Marussia é que a carenagem na parte da frente, do bico ao monocoque, é simples, sendo praticamente reta e sem recortes, e longa.

Outro detalhe do MR03 é com a preocupação para refrigerar o novo motor turbo e o sistema de recuperação de energia. Além dos sidepods, o time ainda ampliou o tamanho da entrada de ar localizada no santantônio, além de ter feito alguns pequenos furos na barbatana da tampa do motor.

Conhecida por ser uma equipe que não incomoda ninguém, a Marussia tem parcerias tanto com Ferrari quanto com McLaren. Assim, apesar de o time usar a caixa de câmbio desenvolvida em Maranello, ela conta com uma asa traseira feita junto com os engenheiros de Woking, com o mesmo Y invertido da McLaren, que serve para direcionar os gases expelidos pelo escapamento para a asa traseira.

Com essas novidades, a Marussia sabe que terá um longo trabalho em 2014. Por causa das várias mudanças nas regras, o time terá dificuldades para repetir o desempenho invicto de Chilton no ano passado. Quanto a somar pontos, talvez essa tarefa esteja mais ligada à confiabilidade dessa vez.

Se o carro não é bom o bastante para terminar entre os dez primeiros, então apostar para abandonos dos rivais pode ser uma boa opção.

Para a análise do conservador Red Bull RB10, clique aqui. Você pode clicar aqui para ver a minha análise do novo carro da McLaren, o MP4-29. A nova Ferrari F14 T está aqui. Já a Sauber C33 está neste post, clicando aqui. E você pode ver o Toro Rosso STR9 aqui. O novo carro da Mercedes, o W05, está aqui. Para ver os novos carros de Force India, Williams e Caterham basta clicar aqui.

3 comentários sobre “Novos carros da F1 2014 – Marussia MR03

  1. Também achei o carro bem simples.

    Se bem que o MR02 também era um carro bem simples no geral,mas se mostrou capaz de bater a Caterham e até de chamar a atenção com o Bianchi no primeiro semestre.

    Valeu.

    Curtir

  2. A tomada de ar parece um F3 dos anos 90 na marussia. E no geral parece mais isso mesmo, um carro de categoria de acesso, com tudo simplificado até demais. Ja a Catterham ousou, e muito, nao so no bico, mas até na dupla de pilotos, talvez tambem aí exagerando demais. Vamos ver qual das duas estrategias vai dar certo, mas estando o Mito com os verdes, aposto todas as minhas posses no titulo de construtores pelo time de Tony Fernandes.

    Felipe, pq vc nao esta mais relacionado ao Grande Premio?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s