Novos carros da F1 2014 – Mercedes W05

A Mercedes tem novidades em quase todas as áreas
A Mercedes tem novidades em quase todas as áreas

Além da Red Bull, a outra grande equipe a apresentar o carro para a disputa da temporada 2014 da F1 nesta terça-feira, dia 28, foi a Mercedes. E o lançamento do time alemão também foi cercado de expectativas, afinal ele teve um bom desempenho na primeira parte do campeonato passado.

Os bons resultados do começo do último ano influenciaram no desenvolvimento do W05. Enquanto a Red Bull precisou adiar o máximo focar os esforços no carro de 2014 porque estava lutando pelo título, a Mercedes, assim que percebeu não ter condições de acompanhar o ritmo da adversária austríaca, passou a se concentrar apenas no novo bólido.

Além disso, o W05 também é o primeiro carro em que todos os engenheiros contratados pela Mercedes nos últimos anos – Bob Bell, Aldo Costa, Nick Fry, Paddy Lowe e Geoff Willis – puderam se dedicar desde o começo do projeto.

Toda a expectativa foi confirmada assim que o novo equipamento foi revelado. Com arrojo em diversos componentes, a Mercedes espera que o W05 seja capaz de reproduzir o bom desempenho do começo de 2013 – mas agora de forma constante – e leve Lewis Hamilton e Nico Rosberg à luta pelo título mundial.

Detalhe do bico e do apêndice da câmera da Mercedes
Detalhe do bico e do apêndice da câmera da Mercedes

As novidades do novo carro começam pelo bico. Por causa do novo regulamento, as equipes precisaram deixar a parte da frente com uma altura máxima de 18,5 cm e resistente o suficiente para passar nos crash-tests da FIA. Enquanto boa parte dos times optou por um dedo à frente da asa dianteira, a escuderia alemã montou uma estrutura em U invertido, permitindo que o bico do carro ficasse elevado, beneficiando a passagem do ar e gerando mais downforce.

Ainda na parte da frente, a Mercedes preferiu manter o monocoque elevado e por isso há uma rampa até o bico, parecida com a tromba da Ferrari. A grande novidade, porém, está no meio da descida, com os apêndices para a colocação das câmeras em formato de ‘r’.

De acordo com o regulamento, o carro não pode ter apêndices aerodinâmicos nesse local, mas as regras não se aplicam para o lugar destinado às câmeras, desde que sirvam apenas como suporte e respeitem uma altura entre 32,5 cm e 52,5 cm. A da Mercedes está dentro desse limite e, se alguma equipe achar que é ilegal, precisará provar que existe algum benefício.

A equipe alemã também trouxe novidades na lateral. Ao contrário da McLaren, que apresentou um sidepod bem avantajado, o time de Brackley desenvolveu uma peça bastante estreita, dando bastante espaço para a passagem do ar para a parte traseira do carro e, consequentemente, para o difusor.

O carro da Mercedes em ação
O carro da Mercedes em ação (de lado ele parece bonitinho, não?)

Por fim, a Mercedes ainda tem algumas novidades no difusor e um escapamento bem longo, montado no meio de um suporte da asa traseira.

Para confirmar o desempenho do W05, a Mercedes teve um primeiro dia de treinos em Jerez de la Frontera de altos e baixos. O equipamento começou bem, fazendo voltas rápidas com Lewis Hamilton, mas uma quebra na nova asa dianteira provocou um acidente com o britânico, obrigando o time a abandonar os treinos.

Isso mostra que confiabilidade será um fator importantíssimo em 2014. De qualquer modo, é melhor que o carro quebre agora, no começo da pré-temporada, que durante as corridas.

Para a análise do conservador Red Bull RB10, clique aqui. Você pode clicar aqui para ver a minha análise do novo carro da McLaren, o MP4-29. A nova Ferrari F14 T está aqui. Já a Sauber C33 está neste post, clicando aqui. E você pode ver o Toro Rosso STR9 aqui. Para ver os novos carros de Force India, Williams e Caterham basta clicar aqui. Por fim, o novo carro da Marussia está aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s